A desembargadora do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NPMCSC), Maria Nailde Pinheiro Nogueira, esteve, hoje (1º), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE) para convidar o entidade a participar da Semana Nacional de Conciliação que acontece de 7 a 14 de novembro próximo, em todas as varas e Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs) do Interior, além das Varas Cíveis, de Família e JECCs da Comarca de Fortaleza. A desembargadora foi recebida pelo vice-presidente da OAB-CE, Júlio Ponte. Neste ano, pela primeira vez, serão realizadas audiências no fim de semana, para beneficiar quem trabalha e não pode comparecer de segunda a sexta-feira.

Nailde Nogueira falou do reconhecimento da postura do advogado durante as conciliações. “Os advogados nos ajudam muito nos acordos. Na verdade, a Semana Nacional é um trabalho conjunto quando todos saem ganhando”. Para ela, é preciso haver o pensamento de que as questões mais complexas sejam resolvidas pelos juízes, mas as mais simples devem ser solucionadas por meio do acordo.

O evento nacional de conciliação acontecia em apenas um dia, mas devido a aceitação se estendeu para uma semana, como explica a desembargadora. “Este ano temos a inovação de que vai ocorrer também no sábado e no domingo”, lembra.

Para Júlio Ponte, a saída é sempre buscar alternativas para resolver os processos.