Do total de 10.210 votos, o presidente recebeu 5.232, Erinaldo teve 4.522 e Francisco José Colares, 226

Valdetário Monteiro foi reeleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Ceará (OAB-CE), para os próximos três anos, ao conquistar 51,24% dos votos contra 44,28% de seu adversário, Erinaldo Dantas. A eleição aconteceu, ontem, no Centro de Eventos do Ceará (CEC) e nas subsecionais do Interior. O resultado foi divulgado após quase cinco horas de apuração.

O presidente encabeçava a chapa “Mais OAB pra você”. Além dele, também fazem parte Ricardo Bacelar, como vice-presidente; Jardson Saraiva Cruz, como secretário-geral; e Roberta Duarte Vasques, como secretária-geral adjunto. O tesoureiro é Marcelo Mota do Amaral.
Do total de 10.210 votos, o presidente reeleito recebeu 5.232, enquanto Erinaldo teve 4.522 e Francisco José Colares Filho ficou em último, com 226. Além disso, também houve 164 votos nulos e 66 brancos, totalizando 2,25% dos votos.
Valdetário Monteiro considerou essa uma eleição tranquila para os candidatos e também para os eleitores. “Sem dúvida, a Ordem sai fortalecida dessas eleições devido ao modo tranquilo como ela ocorreu”, acredita.

Para ele, o coração da OAB é a eleição, pois é onde os advogados fazem a avaliação da última gestão e também pensam nos rumos da Ordem nos próximos três anos.

Além disso, Valdetário comentou que acredita ter conseguido muitos eleitores no Interior do Estado devido aos avanços que a sua gestão promoveu nesses municípios. “Avançamos muito no Interior ao construir 86 salas de apoio. Acredito que isso se transformou em votos”, disse.

Já Erinaldo Dantas ressaltou a presença de um grande número de jovens advogados no pleito. “Metade da classe tem, em média, 35 anos. Todos os anos, temos 1.300 novos advogados. Isso é muito importante”, avalia.
Os defensores dos candidatos lotaram o Centro de Eventos. Era fácil reconhecer quem eles estavam apoiando, pois os que votaram em Valdetário usavam camisa amarela, enquanto os eleitores de Erinaldo vestiam azul. No local, cada chapa formou um corredor para a passagem dos eleitores, que eram ovacionados até chegar na entrada do local de votação.

Thiago Rocha
Repórter