As eleições para o biênio 2013/2015 da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE) acontecem na próxima segunda-feira (19), das 8h às 16 h, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, na Avenida Washington Soares, e nas subsecionais do interior. Estão aptos a votar 13.523 advogados. A votação é obrigatória para todos os advogados regularmente inscritos na Ordem, sob pena de multa. Serão 30 sessões eleitorais, 60 mesários, dez mesas apuradoras e 90 fiscais, sendo 12 volantes.

As urnas serão manuais e o voto será por meio de cédula contendo o nome e o número dos candidatos. O presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante, divulgou nota esclarecendo a razão de o voto ser manual, já que desde 2000 as urnas utilizadas eram eletrônicas. Segundo ele, a presidência do TSE proferiu despacho comunicando a impossibilidade de ceder tais equipamentos por não ser possível concluir a tempo as atualizações das urnas parametrizadas (extraoficiais), bem como para não comprometer “a reserva técnica destinada a demandas emergenciais em todo o País”.

A Comissão Eleitoral da OAB-CE vedou o uso de aparelho celular nas sessões e no local da apuração dos votos, sob pena de imediata impugnação. Sobre o acesso ao local de votação no Centro de Eventos, ficou definido que as pessoas entrarão pelas pontas da esquerda e da direita. As urnas serão de um a 17 mil de um lado e de 17 mil a 28 mil do outro. Após a entrada passa-se pela primeira porta e, em seguida, haverá o vão onde estarão as sessões eleitorais e é o local onde chapas irão se dividir. Para o lugar do sufrágio só poderão ingressar os majoritários das chapas, os mesários, os fiscais e os eleitores.

Três chapas concorrem e são encabeçadas pelo atual presidente, Valdetário Monteiro,  por Erinaldo Dantas e Francisco Colares. Quem vencer assumirá o cargo no dia 1º de janeiro de 2013, seguindo até 31 de dezembro de 2015. O resultado sairá no mesmo dia.

Quem precisar justificar o não comparecimento às urnas terá que fazer petição em até 30 dias após o pleito, apresentando os motivos do impedimento, incluindo documentos como bilhetes de viagem ou declaração de audiência em outro Estado.

Os advogados podem acessar o site da entidade para verificar se estão aptos a votar. No dia do pleito, basta levar um documento de identificação com foto.