A emoção marcou a solenidade de entrega de carteiras da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará na manhã de hoje (26). Cerca de 30 advogados receberam, das mãos do presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, o documento que permite o exercício da advocacia.

Andreia Lima ingressou da carreira a partir de hoje. Para ela, é uma nova jornada que vai mudar tudo. “Estou vivendo uma nova fase de muita expectativa e muitos planos”. A nova advogada pretende prestar concurso que a permita também continuar na advocacia. “Fui conquistada pelo Direito, mas todos deveriam aprender um pouco da advocacia porque é essencial”, apontou.

Valdetário Monteiro lembrou que esse é o momento de tomar conhecimento sobre a OAB. “Estou aqui hoje para bater um papo com vocês sobre a estrutura dos serviços que a entidade oferece aos advogados que estão começando. Estamos abertos para acolhê-los”. O presidente citou a assinatura digital que atualmente está sendo oferecida aos profissionais por R$115 e as leitoras de cartão que são gratuitas. “Temos 500 cursos de capacitação e qualificação por meio do site da OAB-CE”, destacou. Valdetário informou que a partir de janeiro serão construídas salas de estudo para os advogados.

Ele revelou que Ordem está de portas abertas para todos. “A instituição é de vocês. A profissão é dura, mas traz a felicidade que acalenta a tudo e a todos”, ressaltou. O presidente falou da importância de perseverar na profissão. “E é esse perseguir que fará de vocês advogados”. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, 76% dos advogados que praticam a profissão continuam nela.

O vice-presidente da OAB-CE, Júlio Ponte, pediu aos novos advogados que participem da vida da entidade. “São 52 comissões que são o grande braço da OAB”.

O secretário geral adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Ceará (CAACE), Itaércio Bezerra, mostrou os serviços da instituição, que é um dos braços da OAB-CE. “A Caixa está à disposição de vocês. A atividade profissional não é a unicamente exercida dentro dos fóruns”, destacou.

Já a coordenadora da Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará (Fesac), Manuela Praxedes, listou os cursos oferecidos pela instituição. Um deles é o Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia que ajuda o advogado a entrar no mercado de trabalho. Existe também o curso de Processo Eletrônico que atualiza o advogado para lidar com o sistema virtualizado.