O advogado Francisco Ernando Uchôa Lima tomará posse na Academia Cearense de Letras, hoje (27 de novembro), às 19h, no Palácio da Luz. O advogado foi nomeado para a entidade literária máxima do Estado no dia 10 de setembro deste ano,  na vaga do poeta Barros Pinho.

Sempre ligado às letras e de reconhecida atividade intelectual, Ernando Uchôa ressalta que é uma grande honra fazer parte da instituição literária. A cearense é a mais antiga das Academias de Letras do Brasil.

“É uma forma de homenagear a Ordem dos Advogados do Brasil. Considero a minha presença na Academia como uma representação da OAB”. O advogado lembra que sempre existiram bacharéis de Direito integrando as Academias de Letras, a exemplo da Academia Francesa e da Brasileira.

Ernando Uchôa é cearense de Fortaleza e, em 1995, foi presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Antes, presidiu por duas vezes a Secional Ceará da mesma instituição. Chegou ainda a secretário de governo no Estado por cinco vezes, sentando-se posteriormente na bancada do Senado Federal. Tem lugar cativo na Academia Cearense de Letras e 25 anos de dedicação ao Magistério.

Publicou os livros “Ação Democrática”, “A Palavra e o Tempo” e “Ideias e Perfis”, este último com prefácio do jurista Paulo Bonavides. Além disso, teve a sua história contada na obra “Humanismo e Liberdade – A Trajetória de Ernando Uchôa”, organizada pelo procurador Rommel Macedo e pelo jurista Dimas Macedo, com depoimentos de várias personalidades.

Ernando Uchôa revela que sempre gostou das letras e recebeu influência do político Paulo Saraste e do poeta Filgueiras Lima.