A eleição para a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil- seção Ceará (OAB-CE) contou com 10.210 votos e elegeu, por mais três anos, o atual presidente, Valdetário Monteiro, com 5.232 votos. O segundo colocado, José Erinaldo Dantas Filho, recebeu 4.522 votos e, em terceiro lugar, Francisco José Colares Filho, com 226 votos. Os votos brancos somaram 66 e mais 164 nulos.

“O dia de hoje foi um excelente termômetro da gestão atual da OAB. A maioria dos profissionais cumpriu seu papel e colaborou para uma Ordem ainda melhor. Agradeço ao grupo de apoiadores que, com lisura e humildade, conquistam hoje esta vitória”, afirmou Valdetário, em meio à comemoração que tomou conta do Centro e seguiu a um restaurante localizado na orla da Capital.   A votação, que ocorreu das 8h05 às 16h05, foi marcada pelo movimento intenso dos apoiadores das chapas concorrentes, com ânimos exaltados e conquista de votos na última hora. Nas 13 subseções da OAB, o processo foi realizado por 60 mesários, dez mesas apuradoras e 90 fiscais, sendo 12 volantes. Em Fortaleza, em cada mesa, os votos eram conferidos por dois fiscais de cada chapa.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, Aldemir Pessoa Júnior, as eleições deste ano apresentaram alguns diferenciais positivos. A impossibilidade de pagamento da anuidade da Ordem, no local de votação, foi uma das mudanças.

“Tinha muita fila e o voto ficava muito mais vulnerável. A nova legislação facilitou todo o processo”, avaliou Aldemir. Este ano, também por força da nova legislação, a campanha entre os candidatos foi mais igualitária. “Principalmente no fator financeiro”, frisou.   Conforme Aldemir, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não liberou as urnas eletrônicas para o pleito, que foi realizado através do voto manual. O resultado final foi divulgado por volta das 21 horas. Desde 2000 as urnas utilizadas eram eletrônicas. Este ano, todos os advogados regularmente inscritos na Ordem tiveram de votar, sob pena de multa. A justificativa pelo não comparecimento ao pleito deverá ser feita através de petição, em até 30 dias, a partir de hoje.

CHAPAS GANHADORAS

Aracati: A Ordem Para o Advogado

Crateús: OAB Ainda Mais Forte

Crato: Mais OAB Pra Você