O programa OAB na TV Mundo Jurídico desta semana, que vai ao ar logo mais às 18h30min na TV Fortaleza (Canal 61.4) e às 21h45min na TV O Povo (Canal 48), traz como destaque a eleição da nova diretoria da OAB-CE, que contou com 10.210 votos e elegeu, por mais três anos, o atual presidente, Valdetário Andrade Monteiro, com 5.232 votos, o que corresponde a 52,16% do total. Os advogados terão até o dia 19 de dezembro para justificar ausência na eleição da OAB-CE.

O programa traz ainda informações sobre o congresso de Ministros de Justiça do Mercosul que está acontecendo na Capital cearense. As varas de Fortaleza estão promovendo mutirões com ações de DPVAT e investigação de paternidade.

Conheça as vantagens que o programa de previdência complementar OABPREV, que foi criado especialmente para os advogados, estagiários e inscritos na caixa de assistência dos advogados, traz para quem precisa planejar a sua aposentadoria. Tem também as dicas de concursos com inscrições abertas em todo o País. Conheça as vantagens do Programa Nacional de Modernização da Advocacia (PROMAD) que ajuda você a modernizar a sua advocacia. Acompanhe as dicas de Marcos Tito no quadro “Coaching na Advocacia”.

No estúdio, vamos falar sobre o índice de reprovação no Exame de Ordem no País que ainda é considerado muito elevado, girando em torno de 75%. Para tratar da qualidade do ensino jurídico, o jornalista Hervelt César conversa com o advogado e professor universitário, Jales Figueiredo.

Outro tema em destaque no estúdio é a situação do sistema carcerário no Brasil que vive uma verdadeira situação de falência. Com presídios superlotados e estrutura precária, o estado não consegue cumprir uma das mais importantes funções da pena: a ressocialização. Para conversar sobre o assunto, o programa recebe o advogado especialista em direito criminal, Waldir Xavier.