Em quase três anos de trabalho árduo, a Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) tem apoiado o advogado e a sociedade. A Ouvidoria recebe de 20 a 30 pessoas por dia, entre advogados, cidadãos e funcionários do Fórum Clóvis Beviláqua.

“Prestamos esclarecimentos e colocamos o cliente em contato com o advogado para esclarecer dúvidas”, destaca a ouvidora Wanha Rocha. A Ouvidoria tem desafogado a atuação do Conselho Disciplinar da OAB-CE. “A gente procura solucionar e dar assistência aos profissionais e aos cidadãos”, pontua.

Segundo Wanha Rocha, a Ouvidoria proporciona o consenso. “Os casos são resolvidos aqui. Clientes solicitam cópias de contratos de honorários, cópias de peças processuais que muitas vezes nem pedem ao advogado”. A ouvidora revela que tudo é feito de maneira sigilosa.

“Hoje o nosso trabalho é multidisciplinar. Atuamos em várias esferas. Damos apoio ao cidadão e ao advogado. Todos ganham”, revela. Além disso, a Ouvidoria realiza trabalhos sociais, como o “Ouve, Sensibiliza e Transforma” que leva música erudita e popular para as unidades prisionais do Ceará. A cada ano, a Ouvidoria homenageia uma personalidade como forma de reconhecer os serviços prestados à sociedade.

E para descentralizar o trabalho, está sendo criada uma rede de ouvidores. Com isso, advogados e cidadãos do interior receberão assistência. Em cada subsecional haverá um ouvidor para atender a demanda local. Serão 12 e Crateús já conta com esse serviço.

Fora isso, um sistema de ouvidorias online, desenvolvido pela OAB Nacional, será instalado na OAB-CE. Por meio do site da Secional Ceará, o cidadão poderá formalizar e acompanhar a reclamação. Isso vai gerar relatórios e soluções de encaminhamento, desafogando os atendimentos presenciais.

A Ouvidoria funciona das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sala do advogado no Fórum Clóvis Beviláqua.