Por meio do Portal da Transparência, implantado pela Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará, qualquer pessoa pode acompanhar os demonstrativos da receita prevista e arrecadada, fixação e realização da despesa, aquisição de bens e fluxo de receitas e despesas da Secional e das Subsecionais.

Basta acessar o link “transparência”, localizado na parte superior da página, é possível ver todas as contas, despesas, receitas, orçamento anual e prestação de contas da OAB-CE. No espaço também existe o “orçamento participativo” onde advogados e advogadas podem expor suas demandas e designar os serviços que pretendem ver prestados pela entidade.

O Portal da Transparência foi criado em agosto de 2010 e é um canal pelo qual os advogados e advogadas, além do cidadão comum, podem acompanhar os gastos realizados diretamente pela Secional da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará.

Ao acessar essas informações é possível saber como o dinheiro arrecadado, oriundo da anuidade que o advogado paga, está sendo utilizado, podendo assim ajudar a fiscalizar a sua correta aplicação por parte da atual diretoria da OAB-CE.

O objetivo é aumentar a transparência da gestão, e servir de exemplo ao contribuir para o aumento da conscientização da importância da participação da sociedade na Administração Pública, através do controle social para o combate à corrupção.