Mais seis varas do trabalho de Fortaleza começam a utilizar o Processo Judicial Eletrônico (PJe/JT) a partir desta segunda-feira (26/11).  As 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 12ª unidades da capital cearense passam a receber ações exclusivamente por meio do sistema criado para colocar fim ao processo em papel e oferecer aos cidadãos uma Justiça mais célere e acessível. Restarão apenas seis varas na capital a migrar para o Processo Eletrônico.

A última etapa da mudança do processo em papel para o eletrônico em Fortaleza começa no dia 10 de dezembro, quando as 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª varas do trabalho instalam o PJe/JT. Com isso, o Ceará passará a ter 22 varas trabalhistas operando eletronicamente: 18 na capital e 4 no interior. O número equivale a 68% das unidades de primeira instância da Justiça do Trabalho no estado, o que coloca o Ceará como recordista nacional de implantação de processo eletrônico.

“Fortaleza também será a cidade brasileira com o maior número de varas do trabalho a operar com o Processo Eletrônico”, destacou o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, quando inaugurou o PJe/JT no Fórum Autran Nunes. Ele também ressaltou que os ajustes feitos no sistema fazem com que diminuam os tempos mortos do processo.

Com a ampliação do sistema de Processo Eletrônico, a distribuição dos processos entre os dias 26 de novembro e 9 de dezembro será feita exclusivamente para as 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 12ª varas de Fortaleza. A partir do dia 10 de dezembro, os processos serão distribuídos para 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª varas. Após 24 de dezembro, a distribuição de novas ações retornará a todas as varas do trabalho da capital.

Fonte: TRT7