O membro da Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE) e professor de Direito da Faculdade UNICHRISTUS, Clovis Renato Costa Farias (doutorando em Direito da UFC e membro do GRUPE), foi contemplado pelo Prêmio Nacional em Direitos Humanos da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho), com o Projeto Comunidade e Direitos Sociais, do Escritório de Direitos Humanos da UNICHRISTUS. Nos cinco anos de existência do prêmio, foi a primeira vez que houve a contemplação de uma abordagem eminentemente jurídica, com a criação da categoria ‘Trabalho, Justiça e Cidadania’, instigada pelo projeto da associação que leva o mesmo nome.

Tal projeto funciona no Brasil desde 2006 formando parcerias com a Rede Pública de Ensino e Faculdades de Direito para a apresentação de noções sobre direitos humanos e fundamentais aos alunos do ensino médio.

Todas as AMATRAs (Associações dos Magistrados do Trabalho nas 24 Regiões trabalhistas) lutam para operacionalizar o projeto, contando com a voluntariedade de juristas e entidades públicas e privadas para garantir a efetivação da Educação em Direitos Humanos. Foi o que ocorreu com o projeto ora premiado, desenvolvido por meio de parceria entre a AMATRA VII (Coordenado pela Juíza do Trabalho Kelly Diniz Porto), a SEDUC/CE e o EDH/UNICHRISTUS (atualmente Coordenado pela Profa. Priscylla Joca), desde 2011.

O trabalho foi desenvolvido em três escolas profissionalizantes da SEDUC/CE (EEP Onélio Porto – Conjunto Professor José Valter; EEP Júlia Giffoni – Bairro Antônio Bezerra; EEP Joaquim Moreira – Bairro Parangaba), inserido no TJC da AMATRA VII, com sete alunos da UNICHRISTUS (Bianca Rocha, Igor Ian, Jéssica Ximenes, Luma Vidal, Ticyanne Pereira, Stephanie Holanda, Priscila Justa). Para tanto, o professor, com consentimento dos demais intervenientes, resolveu dividir a premiação com os sete acadêmicos de direito.

Clovis Renato elaborou o projeto, selecionou e capacitou os alunos do curso de Direito, via Escritório de Direitos Humanos, tomando como base os direitos do trabalho postados na Constituição de 1988. Em seguida, orientou os discentes de Direito quanto aos temas que seriam apresentados a centenas de alunos nas escolas públicas. Daí foram para o ‘Tira Dúvidas’, ao Fórum do Trabalho, escreveram diversas notícias, fotografando os eventos, e elaboraram um filme com o funcionamento geral. Material postado e divulgado pelo Periódico Atividade (vidaarteedireitonoticias.blogspot.com) e pelo Canal Vida, Arte e Direito (www.youtube.com/user/3mestress).

Vários projetos concorreram ao prêmio no Brasil, sendo avaliados por uma banca integrada pela professora Flávia Piovesan, pelo Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Lélio Bentes, e por Ana Cláudia Scavuzzi.

A solenidade para a entrega ocorreu em São Paulo, no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, dia 28 de novembro de 2012, contando com a presença de diversas autoridades brasileiras. Antes da premiação houve conferência apresentada pela Procuradora do Estado de São Paulo Flávia Piovesan, com o tema ‘Direitos Humanos e Direito do Trabalho Decente’.

Antes da entrega, o cerimonial identificou o premiado como professor da UNICHRISTUS e apresentou um pequeno vídeo com o projeto em funcionamento no Estado do Ceará. Por ocasião do recebimento, a Presidenta da AMATRA VII foi convidada para repassar o cheque e o troféu ‘Cilindro de Ciro’ para Clovis Renato, seguindo-se as fotos e os cumprimentos por diversos presidentes das Amatras, Desembargadores do Tribunal e demais autoridades.

O ‘Cilindro de Ciro’ representa o valor histórico dos Direitos Humanos, tido como o primeiro registro de tais direitos, postados por volta de 539 antes de Cristo por Ciro ‘O Grande’, encontrado em 1879, como pautas mínimas a serem seguidas para com as pessoas conquistadas por seu império.

O objetivo do prêmio é envolver a sociedade com os direitos humanos, incentivando ações realizadas por pessoas físicas e jurídicas comprometidas com a causa, promovendo, efetivamente, tais direitos no mundo do trabalho.

Em sua 5ª edição, o Prêmio Nacional em Direitos Humanos da Anamatra premiou, em 2012, seis categorias (Cidadã; Trabalho, Justiça e Cidadania; Fotografia; Rádio; Televisão; Impresso) com a Estatueta ‘Cilindro de Ciro’ e oito mil reais, cada.