O governador Cid Gomes deu posse nesta quinta-feira (27) à ex-procuradora geral de Justiça do Estado, Socorro França, no cargo de assessora especial de Políticas Públicas sobre Drogas. Segundo Cid Gomes, “a assessoria está sendo confiada a uma pessoa que foi talhada para assumir o cargo”, comentou.

Segundo Cid Gomes, Socorro França assumirá o que ele considera o maior desafio de todos que o poder público possa enfrentar. “No meu entendimento, o assunto drogas requer dois tipos de enfrentamento: o primeiro é o combate aos traficantes, realizado pela polícia, mas com a ajuda do Ministério Público e do Poder Judiciário. O segundo é a intervenção realizada à maior vítima de todos, o viciado. Este deve ser acolhido em bons leitos, receber tratamento com internação, intervenção religiosa e depois capacitação, para que, quando sair, possa desfrutar de uma vida digna e sustentável”, enfatizou a nova assessora especial, destacando também a necessidade de apoio de todos na implementação de uma política sobre drogas.

De acordo com Socorro França, a função que lhe foi confiada deve ser, antes de tudo realizada com amor. “Para bem desempenhar essa função, temos que dar as mãos, para que possamos reconstruir a instituição família e a sociedade. O problema das drogas envolve soluções ligadas à educação, turismo, saúde, segurança, cultura e muitas outras. Quero contar com todas essas vertentes para desenvolver e ressocializar os jovens. Vamos caminhar juntos, enfrentar juntos o grande mal que é a questão das drogas lícitas e ilícitas em nosso Estado”, concluiu.

Participaram da solenidade o Cônsul do México, João Soares Neto; o procurador geral de Justiça do Estado do Ceará, Ricardo Machado; o secretário chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; o secretário chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa; o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia; a secretária de Justiça do Estado, Mariana Lobo; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra; o chefe da Casa Militar, Joel Brasil; a defensora pública geral do Estado, Andréa  Coelho; a secretária da Educação, Izolda Cela; o secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira; do secretário de Esportes, Gony Arruda;  a desembargadora Iracema do Vale; os deputados estaduais Sérgio Aguiar e Fernanda Pessoa; a presidente do Centro Industrial do Ceará, Nicole Barbosa; o pároco da Catedral, Padre Clairton Alexandrino; o vice-presidente da OAB Ceará, Ricardo Bacelar, e a Coordenadora Estadual de Políticas para Mulheres, Mônica Barroso, e demais autoridades.

Sobre Socorro França

Maria do Perpétuo Socorro França Pinto foi quatro vezes procuradora geral da Justiça do Ceará. Ela exerceu funções de professora do Senac, do Liceu do Ceará, Universidade de Fortaleza (Unifor), profissional liberal, na área de contabilidade, em São Luís do Maranhão, sua terra natal, promotora de Justiça, de 1974 a 1978. Socorro França fundou, no Ceará, o Programa Especial de Defesa do Consumidor (Decon). Ela também foi a idealizadora dos Núcleos de Mediação Comunitária e das Promotorias Especializadas nos núcleos do meio ambiente e da saúde.

27.12.2012

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil