A próxima diretoria da OAB-CE, a ser empossada em 1º de janeiro próximo, vai avançar na interiorização de suas ações, com investimentos estruturais e de defesa das prerrogativas profissionais. É o que assegura o presidente da Secional, Valdetário Andrade Monteiro, reeleito para mais três anos, que promete concluir o próximo mandato (em 2015) com todas as Subseções com sede própria, salas de apoio ao advogado na grande maioria das Comarcas e redução da anuidade.

Em quase duas horas de reunião, na manhã desta sexta-feira, 7, na sede da Secional, com os atuais e os eleitos presidentes das Subseções, Valdetário Monteiro fez rápido balanço da gestão que se encerra em 31 de dezembro e informou que no próximo triênio serão realizados encontros estaduais de presidentes de Subseções a cada três meses. O objetivo é avançar no diálogo com a advocacia do Interior do Estado.

Participaram do encontro, o secretário geral e tesoureiro eleitos da OAB-CE, Jardson Cruz e Marcelo Mota, respectivamente; o atual tesoureiro Christiano Alencar; a presidente da Subseção de Aracati, Leandra Olinda, e seu sucessor, João Teobaldo de Sousa; presidente reeleito de Quixadá, Gladson Alves do Nascimento; presidente eleito de Crato, Aderson Feitosa Ferro Terceiro; presidente reeleito da Serra da Ibiapaba, José de Sales Neto; presidente de Iguatu, Romualdo José de Lima, e seu sucessor, Marco Antônio Sobreira Bezerra; presidente reeleita da Região dos Inhamuns, Maria Regina Marcelino Gonçalves; e o vice-presidente eleito de Limoeiro do Norte, José Idemberg Nobre de Sena.

Para aproximar ainda mais o advogado que milita nos mais distantes municípios do Ceará com a Secional, o presidente da OAB-CE conclamou os dirigentes da entidade a se envolverem nas causas da Ordem, que tem como principal bandeira a defesa das prerrogativas. Na ocasião, foram estabelecidas algumas prioridades. Dentre elas, a construção de sedes para as Subseções de Itapipoca, Região Metropolitana e Serra da Ibiapaba. “Vamos terminar o mandato em 2015 com todas as Subseções com sedes próprias”, previu Valdetário Monteiro.

A sede do Sertão dos Inhamuns, em Tauá, cujas obras estão concluídas, será inaugurada ainda em janeiro, no primeiro mês do mandato da nova diretoria.

Neste processo de interiorização, o presidente da Ordem informou que vai ser criada, em cada Subseção, uma Ouvidoria e o Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia. Também vão ser nomeados delegados da OAB em todas as Comarcas do Estado, como forma de aproximar o advogado da entidade.

O secretário geral eleito Jardson Cruz propôs que cada Subseção faça planejamento estratégico para termos uma administração ainda mais eficiente. Por sua vez, o tesoureiro eleito Marcelo Mota garantiu que vai tentar atender todas as reivindicações dos presidentes de Subseções, dentro do planejamento e da legalidade.