Artigo do jornalista e advogado Sabino Henrique:

Valdetário Monteiro: vitória, vitoriosa…

Em meio ao júbilo de seus colegas, o advogado Valdetário Monteiro toma posse na presidência da OAB-CE para a gestão que agora se inicia. Sua reeleição foi um fato político de incontestável repercussão no Ceará, notadamente na área jurídica, com principal ênfase na advocacia.

Enfrentando uma campanha árdua, em meio a fortes e inconfessáveis pressões externas, enfrentou com galhardia e desenvoltura seus adversários, fortalecendo sua liderança na categoria. Aliás sobre este assunto, o advogado Marcos Duarte, editor da revista Leis & Letras, promete, na primeira edição deste ano, narrar os bastidores da campanha.

Administrador de comprovada eficiência e visão, hábil articulador, no seu primeiro pronunciamento público, Valdetário Monteiro voltou a reafirmar seus compromissos de campanha, dando ênfase ao projeto de unificação das sedes das unidades da Ordem em Fortaleza, manter e ampliar o trabalho de interiorização e lutar pelo pleno funcionamento do Judiciário.

Com suas unidades espalhadas em três prédios distintos, a sede da Caixa de Assistência dos Advogados, na Rua Sebastião Leme, 1033, no Bairro de Fátima, a sede administrativa na Rua Lívia Barreto, 668, Dionísio Torres e a Escola Superior de Advocacia, na Avenida Pontes Vieira, esquina com Av. Virgílio Távora, ele anunciou que vai unificar essa estrutura e fazer um grande centro de serviço de advocacia.

Demais pretende, ao longo da nova gestão, instalar a Sala do Advogado em todas as comarcas, como uma forma de ampliar o apoio ao profissional, ao mesmo tempo em que intensificará a luta pelo funcionamento pleno do Judiciário, com o objetivo de evitar sobrecarga para os juízes e as dificuldades aos advogados. Atualmente mais de 60 comarcas no interior estão sem juízes titulares.

Saudamos, com voto de plena confiança, a diretoria executiva, conselho estadual, conselheiros federais, diretorias da Caace e Fesac.

Publicado no site DIREITO CE em 04/01/2013