“A diretoria anterior da OAB-CE fez excelente trabalho e acreditamos que a atual realizar uma gestão revolucionária”. A declaração entusiasta é do secretário geral da Subseção de Iguatu, Elilúcio Teixeira Felix, durante reunião do secretário geral e tesoureiro da Secional, Jardson Cruz e Marcelo Mota, respectivamente, com todos os secretários e tesoureiros das 12 Subseções do Ceará. No encontro, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 21, na Sala das Comissões, foram traçadas ações para o triênio. Estiveram presentes também , os presidentes das subseções de Aracati e Limoeiro do Norte, respectivamente, José Teobaldo de Sousa e Gleydson Ramon.

Os representantes das Subseções elogiaram a iniciativa da Secional em ouvi-los logo no início da gestão e defenderam a continuidade das ações desenvolvidas pela administração anterior. Foram unânimes em elogiar a atuação do presidente reeleito Valdetário Monteiro e se mostraram confiantes com os novos diretores. Para eles, a reunião foi proveitosa, pois trouxe expectativas positivas para a advocacia do interior.

Cobrados por Jardson Cruz a apresentar propostas a serem incorporadas ao Planejamento Estratégico da Secional que será elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os diretores das Subseções apontaram algumas demandas que serão ainda detalhadas.  Eles defenderam a continuidade do “Justiça Já – Não dá mais para esperar”, movimento revolucionário  em defesa de melhor prestação jurisdicional e de combate à morosidade do Judiciário.

O secretário geral da OAB-CE comunicou que a diretoria da entidade vai interiorizar o Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia, como forma de assegurar o respeito às prerrogativas profissionais.

Mas para que as propostas sejam implementadas é necessário planejamento, lembra Marcelo Mota. “Vocês têm na Diretoria parceiros, mas precisamos planejar”, afirmou o tesoureiro, ressaltando que a OAB-CE é a casa dos advogados e a diretoria está empenhada para fazer o melhor pela advocacia.

Além das demandas das Subseções, no encontro foi entregue aos tesoureiros e secretários gerais manual de instruções orientando como prestar contas. Na ocasião, Jardson Cruz informou que, a partir de agora, os processos disciplinares vão ser julgados, em grau de recurso, por três Câmaras criadas pelo Regimento Interno da OAB-CE.

Para Valdetário Andrade Monteiro, é importante que as Subseções se organizem e façam seu planejamento de metas. O presidente da Secional reafirmou o apoio da diretoria aos colegas do Interior e uma radiografia do Judiciário no Interior.  O levantamento vai subsidiar o relatório a ser entregue pela OAB-CE ao próximo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a ser empossado no fim do mês.  “Vamos mostrar ao presidente do TJ que queremos advogar”, disse.

Em sua fala, Valdetário Monteiro ressaltou também o processo de virtualização, lembrando que a OAB-CE é a única no Brasil a doar cartão de leitora aos advogados. “É uma forma de incentivar a advocacia”, disse. O presidente, que já havia comunicado que todas as comarcas vão ter delegados da OAB, solicitou aos dirigentes das Subseções  que definam os nomes dos futuros representantes da Ordem nos municípios.