Coluna de Antônio Viana: OAB investe em infraestrutura na Capital e em várias cidades:

Falando ao Jornal O Estado e concomitantemente para o Política Especial, na Cidade AM 860 e para o sistema www.avol.com.br, o Dr. Valdetário Andrade Monteiro (foto), recentemente empossado para um segundo mandato à frente daquela Instituição, aproveitou para fazer um relato das atividades concretizadas até o final de 2012, bem como, sobre o que se descortina para os próximos anos, na OAB/Ceará. Ressaltou o necessário trabalho que foi feito na Subseção de Aracati. De acordo com o Presidente, “uma das ações contínuas da OAB/CE tem sido a de primar pelo apoio irrestrito ao pleno exercício da advocacia no interior do Estado. Em Aracati foi inaugurada a sede da Secional, que conta com os serviços oferecidos pela CAACE e FESAC. A palavra de ordem é defesa, sem limites, da categoria”. Em Crato foi realizada a reforma da sede. O prédio foi ampliado, de modo a disponibilizar todos os serviços e equipamentos para a melhoria do desempenho profissional dos colegas advogados, enfatizou Dr. Valdetário.

 

No Centro-Sul – A Subseção de Iguatu ganhou novas salas. Ali foram iniciadas as obras de construção do Clube do Advogado no terreno da sede, uma aspiração antiga dos militantes na advocacia, não apenas em Iguatu, mas, dos municípios de Acopiara, Mombaça, Jucás, Cariús, Catarina, Saboeiro, Aiuaba, dentre outros. Por outro lado, revelou Valdetário, que “embora recente, a Subseção da Ibiapaba já mudou o perfil do trabalho dos colegas que atuam na área. Foram realizados cursos de pós-graduação, petições em defesa das prerrogativas, campanhas em conjunto com a comunidade e a inauguração de diversas salas de apoio”.

 

Sede própria – Orgulhoso com o trabalho em equipe, dizia ao repórter o presidente Valdetário Andrade Monteiro, que outra alegria concretizada no primeiro mandato à frente da OAB/CE, foi a construção da sede da Subseção de Crateús. Ela funcionava no Fórum da Comarca, “e agora temos sede própria, com auditório, espaço para abrigar a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), a Fundação Escola Superior da Advocacia do Ceará (FESAC), sala para os advogados e para reuniões”. Agradecido ao presidente Valdetário, o presidente da Subseção de Crateús, Ismael Pedrosa, disse à imprensa que foi concretizado um sonho de 15 anos. Lembrou que a realização do projeto também se deve aos ex-presidentes da Subseção, afirmando taxativamente: “eles sempre apoiaram e lutaram pela sede própria da Seccional”.

 

Nos Inhamuns – A sede da OAB dos Inhamuns já foi concluída e fica em Tauá, nosso município, mas, ainda sem data de inauguração. As obras tiveram início ano passado, depois da criação da Subseção, em março de 2012. Destaque-se, que a sede é composta de um auditório, secretaria, administração, presidência, recepção e biblioteca. Em Tauá existiam apenas duas salas para advogados, uma no Fórum da cidade e outra na Justiça Federal do Município. O presidente Valdetário Monteiro também recebeu muita cobrança para melhorar a condição de trabalho dos colegas em Tauá, dos advogados José Viana de Abreu, Emídio Viana e deste jornalista.

Noutros municípios – Em Juazeiro do Norte, por exemplo, a Subseção agora funciona em, tempo integral, agilizando a vida de todos que buscam apoio para o exercício profissional, inclusive, com a realização do 1º Curso Preparatório para Advocacia, além dos cursos disponibilizados pela FESAC. Vale ressaltar que os equipamentos de informática foram todos modernizados e as salas de apoio criadas e inauguradas. Na cidade de Limoeiro do Norte, com grande atuação da Subseção para todo o Vale Jaguaribe, a Unidade Regional da OAB também foi modernizada. Foram implantados novos equipamentos, realizados cursos de capacitação, instaladas Comissões de Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, criada a Ouvidoria, além das reformas nas salas dos advogados em Limoeiro, Russas, Morada, entre outras conquistas.

 

Região metropolitana – As melhorias para a atuação dos advogados na Região Metropolitana também aconteceram. Lembra o presidente Valdetário, que em 17 de Abril de 2012, o Conselho Secional aprovou, por unanimidade, a criação da Subseção da Região Metropolitana, cuja sede fica em Maracanaú. Ela abrange 25 municípios, dentre eles, o próprio Maracanaú e mais: Caucaia, Maranguape, Aquiraz, Pacatuba, Horizonte, Eusébio, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Guaiúba, Chorozinho e Pindoretama. Com a nova Subseção, avalia o presidente, a OAB/CE, tem mais um braço em defesa das prerrogativas profissionais, atuando sempre ao lado dos advogados e advogadas. Também deve ser ressaltado, concluiu Dr. Valdetário Andrade Monteiro, “as melhorias que foram realizadas em nossas Unidades da OAB em Sobral, onde ampliamos a sede, com incremento de um novo piso, auditório e criação de mais um andar. E de Quixadá, com inauguração das salas da OAB na Vara Regional do Trabalho e na 23ª Vara Federal, conquistas importantes para os advogados que militam no Sertão Central”. E vem mais por aí, diz o novo Presidente da OAB/CE, com a unificação das Unidades existentes em Fortaleza, “que haverão de funcionar num só local, para facilitar o trabalho e a vida dos nossos colegas”