Foi lançado hoje (22), “Fábrica Escola – Teoria e Prática para a Vida”, projeto que visa a capacitar os detentos do regime semiaberto para o empreendedorismo, na sede da Associação Cearense de Magistrados (ACM). A proposta é promover a ressocialização e a reintegração social. Nas aulas, os presos vão aprender a criar e a administrar os próprios negócios. As empresas participantes assinaram também, na solenidade de hoje, os convênios.

O projeto, de responsabilidade dos magistrados Luciana Teixeira e César Belmino, foi possível por meio do convênio entre diferentes setores da sociedade, com idealização da Fundação Educacional Deusmar Queirós. Entraram na parceria a ACM, a Defensoria Pública do Estado do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará, entre outras instituições. Estabelecida na Lei de Execução Penal, a manutenção de espaços de aprendizagem tem o objetivo de garantir aos detentos a transição antes do retorno ao convívio social.

Inicialmente, o projeto contemplará 30 apenados e seus familiares. Durante 18 meses, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a teoria e a prática. Além da formação específica, a Fábrica Escola terá aulas de informática básica e alfabetização.

Para o superintendente da Fundação Educacional Deusmar Queirós, Vicente Pereira, a população carcerária no Ceará é muito grande, portanto não é possível esperar que o Estado dê solução para o problema. “Com a inserção da sociedade no processo daremos oportunidades aos apenados para que eles possam reconstruir a sua cidadania”, pontuou.

Por meio do projeto, os presos farão a mais nobre atividade que é o trabalho, segundo o superintendente. “É uma satisfação receber esse grupo de pessoas que resolveu intervir de forma organizada na vida de várias famílias. Trata-se de um projeto extremamente importante e oportuno”, destacou o presidente da ACM, Ricardo Barreto.

Conforme Luciana Teixeira, o momento de assinatura dos convênios foi histórico. “É um importante passo para a reestruturação das relações pessoais. O projeto há de recompor a auto-estima dos apenados”, considerou.

A casa que abrigará os detentos para as aulas será inaugurada no dia 3 de março.