Morreu na noite de sexta-feira (11), após sofrer uma parada respiratória, o padre cearense Haroldo Coelho, de 77 anos, em Brasília. O religioso era militante do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e participava ativamente dos debates e reuniões do partido. Nos últimos meses, o religioso celebrava na Igreja do Carmo e na Paróquia São Francisco de Assis.

Padre Haroldo viajou à Brasília para passar junto com sua família o fim de ano. Ele passava por uma situação delicada devido à Pneumonia, quando deu entrada na UTI do Hospital Daher, em Brasília, há 10 dias.

O presidente da OAB Ceará, Valdetário Monteiro, lamentou o falecimento do padre. “Padre Haroldo é um simbolo de seriedade e compromisso ideológico, sempre com posições firmes e em favor da sociedade. Esteve presente em todas as manifestações da Ordem Cearense no Movimento Justiça Já, lutando pela efetividade do judiciário em nosso Estado”, relatou Monteiro.

O corpo de padre Haroldo Coelho será velado neste domingo, 13, a partir das 8h, na Igreja Santa Edwiges, avenida Leste-Oeste, no Jacarecanga. A paróquia era onde o padre celebrava suas missas. O sepultamento será às 17h30min, no cemitério Parque da Paz, segundo informa o assessor do pároco.

História

José Haroldo Bezerra Coelho nasceu em 24 de março de 1935, em Fortaleza. É o quinto filho de uma família de seis homens e duas mulheres. A mãe era dona de casa e o pai, funcionário dos Correios.

Padre Haroldo iniciou os estudos religiosos aos 14 anos, no Seminário Menor dos Padres Lazaristas, no bairro Antônio Bezerra. Ordenou-se diácono pela Diocese de Nova Friburgo (RJ) em 1963. No ano seguinte, na mesma diocese, recebeu ordenação presbiteral.

Padre Haroldo recebeu sua ordenação definitiva em 29 de novembro de 1964, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Fortaleza. Cursou a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo, e licenciou-se em Ciências Sociais. Fez pós-graduação na Universidade de Sorbonne, na França.

Em 1986, quando filiado ao PT, padre Haroldo se candidatou ao Governo do Estado do Ceará contra o coronel Adauto Bezerra e o empresário Tasso Jereissati. Militante da esquerda, teve atuação pelo Psol e defendeu a candidatura de Renato Roseno à Prefeitura, no ano passado.

Em entrevista ao O POVO, em 2003, revelou que sua vocação não era para padre de congregação. “Sempre fui sensível às injustiças. Fui muito perseguido. Digo isso não com tristeza. Talvez tenha suportado tanta injustiça dentro da igreja por causa dessa minha experiência.”

Padre Haroldo viveu oito anos na Europa na década de 1970. Voltou ao Brasil apenas em 1979, depois da Anistia. Lecionou na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Foi pároco na Igreja de São Francisco de Assis, que teve como um de seus frequentadores assíduos o ex-governador Lúcio Alcântara. As missas rezadas pelo padre Haroldo fugiam dos padrões convencionais. “O que é que adianta mandar levantar a carteira de trabalho? Adiantaria dizer: ‘Vamos rezar e viver muito bem, mas vamos nos organizar, até mesmo porque emprego não cai do céu’”.

O religioso dizia nunca ter pensado em ser bispo e que o carreirismo eclesiástico era o “câncer da igreja, porque tudo gira em função da carreira”.

 

Fonte: Matéria com informações dos jornais Diário do Nordeste e o O Povo (13/01/2013).