Com autonomia, independência e imparcialidade, a Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), atende, diariamente, de 20 a 30 cidadãos, advogados e funcionários do Judiciário que procuram o órgão para solucionar conflitos.

De acordo com a advogada Wanha Rocha, que está à frente há quase três anos, o objetivo é proporcionar aproximação entre as partes e resolver os problemas, como também, valorizar o exercício da advocacia.

Dentre os principais motivos que levam o cidadão à Ouvidoria da OAB-CE, localizada dentro da Sala do Advogado, no Fórum Clóvis Beviláqua, a advogada destaca o substabelecimento, a renúncia do advogado no processo, a devolução do dinheiro, a localização do profissional ou algum tipo de explicação. Ainda segundo ela, os clientes não têm a intenção de prejudicar a carreira do advogado.

Dos casos mais sérios, ela cita a retenção de valores e alvarás, e o exercício ilegal da profissão. A resolução dos conflitos é realizada na sala da Ouvidoria e mediada por Wanha, que entra em contato com o jurista em questão e o convida a comparecer para uma reunião juntamente com o contratante. “Utilizamos o diálogo como objetivo principal de resolver o problema. Minha função aqui não é julgar, é proporcionar uma possível solução. Não sou eu quem vai dar uma solução, são as partes”, frisou.

O prazo de resposta ao solicitante é de 15 dias, e, dependendo das circunstâncias, os casos podem se resolver no mesmo dia do encontro ou em até 60 dias. “Nosso trabalho é valorizar o advogado. O bom advogado, que trabalha de forma séria, e procurar resolver problemas que existem em relação àqueles que não agem de forma ética. Muitas vezes o advogado não dá assistência ao cliente ou não mantém uma relação eficaz com ele”.

Sobre a eficácia do funcionamento da Ouvidoria OAB-CE, Wanha Rocha afirmou que o trabalho apresenta êxito: “a Ouvidoria tem se mostrado bem eficiente, tanto que houve um desafogamento de processos no Conselho Disciplinar. “Depois que descobriram que a Ouvidoria da OAB-CE está funcionando, começou a aparecer uma avalanche de gente procurando”. Considerou, ainda, que se trata de um serviço árduo, sério e desgastante por lidar com emoções e ansiedade de pessoas.

VANTAGENS
A Ouvidora esclareceu que resolver os conflitos através da Ouvidoria é a melhor opção. O advogado não sofre nenhum prejuízo direto à sua imagem profissional, a confidencialidade do assunto é mantida em sigilo total, e o magistrado evitará um processo junto ao Conselho Disciplinar.

No caso do não comparecimento à reunião, é enviado um relatório para o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, que será encaminhado ao Conselho Disciplinar e o advogado sofrerá uma sanção, anotada em sua carteira da Ordem, que vai desde uma advertência à expulsão, conforme a gravidade do ocorrido.

RECOMENDAÇÕES
Wanha Rocha fez uma alerta à população que se utiliza de serviços advocatícios. De acordo com ela, é de extrema importância solicitar o recibo dos pagamentos realizados; contrato de honorários formalizado; sempre fornecer, somente, as cópias dos documentos pessoais e solicitar cartão de visita com o nome e número da OAB. As recomendações são para evitar transtornos ou golpe de falsos advogados.

NOVAS OUVIDORIAS NO CEARÁ
A OAB-CE foi a primeira no Brasil a criar uma rede de ouvidores. Cidadãos e advogados do interior receberão assistência, descentralizando os ofícios na Capital. Atualmente, na subsecional de Crateús já está disponível e Quixadá sendo preparada. Todas as subsecionais do Ceará oferecerão ouvidorias.

Confira o link da matéria: http://www.oestadoce.com.br/noticia/cerca-de-30-advogados-e-cidadaos-resolvem-seus-conflitos-diariamente

Fonte: O Estado