“OAB-CE: 80 anos de história em defesa da sociedade cearense”. É o tema do Prêmio de Jornalismo Luís Cruz de Vasconcelos, lançado na manhã desta sexta-feira, 11, pelo presidente da Secional, Valdetário Andrade Monteiro, com a presença dos diretores da entidade, Jardson Cruz (secretário geral), Roberta Vasquez (secretária geral adjunta) e Marcelo Mota (tesoureiro).

A iniciativa faz parte das comemorações pelas oito décadas de atuação em defesa do estado de direito democrático e objetiva estimular aprofundado debate sobre a temática do Direito associada ao viés da Justiça Social, considerando sua complexidade. O Prêmio de Jornalismo tem abrangência estadual e contemplará cinco categorias: Impresso (Jornal e Revista), Fotografia, Rádio, Televisão e Internet.

De acordo com o presidente da Secional, Valdetário Andrade Monteiro, 2013 será o ano de júbilo para a advocacia cearense, pois a OAB-CE está festejando 80 anos de lutas em defesa da sociedade e do estado democrático de direito. Ressaltou, ainda, que o Prêmio de Jornalismo busca colaborar para uma cultura de paz e a compreensão da Justiça como responsabilidade de todos.

As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, quando será disponibilizada a ficha de inscrição. O Prêmio de Jornalismo Luís Cruz de Vasconcelos, nesta primeira edição, distribuirá um total líquido de R$ 34 mil em prêmios, além de certificados. A premiação ocorrerá em 11 de agosto, Dia do Advogado.

Serão premiados os vencedores em cada uma das cinco categorias. O primeiro lugar na categoria impresso receberá R$ 10 mil; a melhor fotografia, R$ 7 mil. Para o primeiro colocado na categoria rádio será conferido o valor de R$ 6mil; a melhor reportagem de televisão também receberá R$ 6 mil. Já para a melhor matéria veiculada na internet , o prêmio será de R$ 5 mil.

De acordo com o regulamento, as matérias e/ou reportagens concorrentes deverão ter autoria comprovada. No caso do trabalho ter sido elaborado por mais de um autor, é imprescindível que a solicitação de inscrição seja assinada por todos os coautores.

Não haverá limitação de matérias, podendo o autor inscrever quantas desejar. Vale ressaltar que a inscrição implicará na aceitação dos termos do regulamento.

Veja o regulamento: PREMIO_DE_JORNALISMO_LUIS_CRUZ_DE_VASCONCELOS