Reeleito para a presidência do próximo triênio 2013/2015, Valdetário Andrade Monteiro, além da nova diretoria, foram empossados oficialmente pela Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE), ontem (11), durante solenidade realizada no Centro de Eventos do Ceará. Assumiram também os conselheiros estaduais e federais da entidade e os membros da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Ceará (CAACE).

O presidente da OAB-CE foi empossado pelo ex-secretário geral da Ordem, Cleto Gomes. Valdetário tomou compromisso dos conselheiros e membros da CAACE. Representando o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, o secretário geral da OAB, Marcos Vinícius Coelho, abriu os trabalhos da cerimônia. Representando a OAB nacional também esteve presente o tesoureiro da entidade, Miguel Sampaio.

A posse se realiza no momento em que a OAB do Ceará completa 80 anos, portanto a solenidade foi dedicada à história da entidade. Fotos dos ex-presidentes foram espalhadas pelas laterais do espaço onde aconteceu a cerimônia oficial. Compuseram a mesa, o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro; o secretário-geral da OAB, Marcos Vinícius Coelho; o governador do Estado do Ceará em exercício, Domingos Filhos; o senador José Pimentel; o ex-secretário-geral da OAB-CE, Cleto Gomes; o desembargador Paulo Camelo Timbó, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, José Arísio Lopes da Costa; o secretário-geral da OAB-CE eleito, Jardson Cruz; a secretária-geral adjunta da OAB-CE, Roberta Vasques; o tesoureiro da OAB-CE, Marcelo Mota; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Jorge Hélio Chaves de Oliveira; o deputado estadual Hermínio Resende, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, José Sarto; o vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Alves, representando o prefeito Roberto Cláudio; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante; o Procurador Geral de Justiça do Ceará, Ricardo Machado; o Procurador de Justiça do Ceará, Ariano Melo Pontes; o desembargador Ademar Mendes Bezerra, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará; a desembargadora Dulcina de Holanda Palhano, representando a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Sétima Região, Maria Roseli Mendes Alencar; o juiz federal no Ceará, Leonardo Resende; o secretário de gestão estratégica do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro; os ex-presidentes da OAB-CE José Cândido Albuquerque, Raimundo Bezerra Falcão, Sílvio Braz Peixoto e Paulo Quezado; Evandro Pinto, filho de Clodoaldo Pinto, fundador da Comissão Provisória de instalação da OAB-CE; a defensora-geral do Ceará, Andréa Coelho; o ex-presidente da CAACE, Leandro Vasques; o presidente do Tribunal de Ética da OAB-CE, José Damasceno Sampaio; o diretor-executivo da Fundação Escola Superior de Advocacia (Fesac), Caio Valério Falcão; e o secretário-geral e presidente em exercício da CAACE, Tarciano Capibaribe.

O coral da OAB-CE interpretou o hino nacional e o Padre Nosso em homenagem aos advogados empossados.

O presidente da OAB-CE, em discurso, citou Rubem Alves e Rui Barbosa para ressaltar a relevância da sua atuação a frente da entidade em defesa da advocacia. Valdetário descreveu como “exitoso triênio” a sua última gestão. “Foram anos de numerosas conquistas. Estamos trilhando o caminho correto”, ressaltou. O presidente listou as várias ações realizadas por sua gestão. Dentre elas, a criação do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia que atua de maneira efetiva no dia a dia do advogado. “Implantamos a TV OAB, o Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia, implementamos 86 salas de apoio ao advogado, incentivamos o coral da OAB, investimos em estruturas no interior do Estado, como sedes das subsecionais e salas, realizamos audiências públicas para discutir a falta de magistrados nas comarcas do interior”, descreveu. Valdetário lembrou que foi um trabalho coletivo que foi brindado com as urnas após três anos. “A nossa reeleição foi resultado do somatório de ações”.

O presidente revelou que novos desafios estão por vir, como a virtualização dos processos. “Estamos conscientes dos percalços, mas vamos continuar o trabalho em busca de igualdade e democracia, exercendo com dedicação a ética em busca da valorização da advocacia”, afirmou. Monteiro lembrou a história da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará, instalada em 7 de janeiro de 1933. “A Ordem surgiu com o objetivo de defender o advogado e está cada vez mais presente na luta pela democracia”, destacou. Ao final, Valdetário agradeceu a todos que fizeram a última gestão.

O secretário-geral da OAB enfatizou que os 80 anos da entidade do Ceará são anos de glória. E afirmou o compromisso de todos para a construção da nova sede da entidade. “Saliento a capacidade de realizar e empreender do presidente Valdetário. Sua generosidade é marca indelével. O bom conceito da OAB deve ser colocado a serviço do advogado. A OAB nacional necessitará da inteligência da Ordem do Ceará”, pontuou. Para ele, a entidade deve continuar contribuindo com a manutenção dos valores da democracia. “Sem o advogado não liberdade e sem liberdade não há advogado”.

A festa de posse da diretoria da OAB-CE foi finalizada com coquetel e apresentação do cantor Franklin Dantas e de bandas locais.