Com o compromisso de continuar lutando pela valorização do trabalho do advogado através da justa remuneração, foi empossada na noite desta quinta-feira, 21, a nova diretoria da Subseção da OAB de Sobral. Na solenidade, marcada por emoção e prestigiada por advogados e advogadas da região Norte do Estado e por autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o presidente reeleito José Inácio Linhares enfatizou que, na gestão passada, a Subseção iniciou uma das maiores campanhas já realizadas no Brasil, “Advogado não tira dúvidas, consulta”. Ele reafirmou os compromissos de campanha e defendeu parcerias com os segmentos da sociedade civil organizada e garantiu continuar buscando a convivência harmônica com o Poder Judiciário.

O presidente da Secional da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, o secretário geral e o tesoureiro, Jardson Cruz e Marcelo Mota, respectivamente, além dos conselheiros estaduais Alexandre Linhares, Janaina Lima, Moaceny Felix Filho e Cícero Quezado estiveram presentes à solenidade realizada no no Centro de Eventos de Sobral. Representando a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Ceará (CAACE), o tesoureiro Renan Viana, e a Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará (FESAC), o diretor de Núcleo Guilherme Eliano Pinto.
O presidente Valdetário Monteiro tomou compromisso da nova diretoria da Subseção: José Inácio Linhares (presidente), Francisco Antônio de Menezes Cristino (vice-presidente), Francisco Sidney Torres Carneiro (secretário geral), Jamily Campos Teles de Lima (secretária geral adjunta) e José Domingues Ferreira da Ponte Neto (tesoureiro). Em seguida, José Inácio empossou o delegado e o delegado adjunto da CAACE, Rafael Pereira Ponte e Elioenai Ponte Frota, respectivamente, além dos membros das Comissões de Cultura, do Direito do Consumidor, do Direito Previdenciário, do Direito Trabalhista, de Ética, do Jovem Advogado, de Prerrogativas e Apoio ao Advogado, do Ensino e Estudo Jurídico, do Direito Ambiental,de Direito Eleitoral, de Direitos Humanos, da Saúde e Atenção ao Idoso, da Informática Jurídica, de Apoio ao Acadêmico de Direito, do Direito Sindical, OAB Comunidade e Escola, da Mulher, da Diversidade Sexual, do Direito Penal, do Direito Tributário, do Terceiro Setor, da Região Noroeste do Estado do Ceará.

“Sobral faz parte de mim e sei que faço parte de Sobral”, começou falando Valdetário Monteiro em seu discurso, reafirmação o propósito de continuar defendendo as causas da advocacia e interiorizando as ações da OAB-CE. O presidente da Secional foi enfático na política da entidade de formação e capacitação dos profissionais.”Esse será o grande desafio do próximo triênio”. A qualificação dos advogados do Interior do Estado se deve  aos cursos telepresenciais e aos transmitidos pelo site da Ordem no Ceará.

Aos presentes, o prefeito de Sobral advogado Clodoveu Arruda fez balanço histórico da participação da Ordem dos Advogados do Brasil na histórica recente do Brasil, especialmente na defesa das liberdades pessoais, enfatizando a campanha pela redemocratização do País. “A OAB não é mais uma instituição da advocacia.É patrimônio do povo brasileiro. Ela é instrumento de proteção das liberdades de nosso País”, afirmou, fazendo referência ao posicionamento da Ordem em oposição ao regime militar.