Acontece, até 22 de fevereiro, no Hotel Gran Marquise, o Fórum de Gestão Pública no Ceará. Com o tema “Por um Desenvolvimento Nacional Sustentável”, o evento contou com a participação do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto; e do ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar. O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro esteve presente ao evento e compôs a mesa de abertura do Fórum.

Na ocasião, o ex-presidente do STF, Carlos Ayres Britto, falou sobre o perfil constitucional da licitação, destacando os princípios contidos no artigo 37 da constituição. Ayres Britto destacou que a licitação funciona como o serviço público e a eleição, mesmo representando defeitos, embora seja um processo competitivo de abertura de oportunidades no campo político.

“A licitação sempre antecede o acordo direto porque é um processo em que se baseia na igualdade como princípio regente”, disse Ayres Britto. Por esta razão, o ex-presidente do STF enfatizou a necessidade de as instituições serem mais transparentes, “com publicidade, caso contrário será pego”.

Os painéis do evento incluem diferentes temas, como gestão pública municipal, servidores públicos, licitações sustentáveis e controle de obras públicas.