Os advogados Allysson Gomes de Queiroz e Vinícius Maia Lima tomaram posse no dia 27 de fevereiro como membros do Conselho Deliberativo da OABPrev. Eles foram indicados pela Seção do Ceará da OAB e pela Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, instituidoras que, juntas, amealharam mais de mil participantes ao fundo de previdência, marca que garante assento naquele colegiado, conforme deliberado pelo próprio Conselho, órgão maior da entidade. Queiroz e Lima atuam na Comissão de Direito Previdenciário da OAB-CE.

“Vamos transmitir aos advogados do Ceará um conhecimento maior sobre o plano de previdência, o qual, afinal, foi criado para eles”, afirma Queiroz. “Nossa presença no Conselho Deliberativo da OAB-Prev vai oxigenar as adesões, esclarecer dúvidas e permitir o incremento da cultura previdenciária em nosso estado”, salienta. “A proximidade com as instituidoras de São Paulo (OAB-SP e CAASP) é muito importante para a OAB-CE e a CAACE. Isso será muito relevante para a advocacia cearense, que segue em crescente renovação e divulgação da cultura previdenciária”, diz Lima, prevendo que, em três anos, o número de participantes do plano no Ceará aumentará dos atuais 1.300 para mais de 4 mil. Há cerca de 28 mil inscritos na OAB-CE.

“A presença de dois colegas indicados pelas instituidoras do Ceará atesta o crescimento da entidade como um todo. Trata-se da concretização de um projeto escrito em nosso estatuto, que hoje é responsável por agregar a representatividade desses dois novos membros. O fundo certamente vai crescer no Nordeste”, salienta o presidente do Conselho Deliberativo, Jarbas de Biagi. Para o presidente da OABPrev, Luís Ricardo Marcondes Martins, a inclusão de Allysson Gomes de Queiroz e Vinícius Maia Lima nos quadros da OABPrev “demonstra o desenvolvimento, o amadurecimento e a transparência da entidade”.

Segundo Martins, o fato “servirá de estímulo a outros instituidores”. Na opinião de Marco Antonio Cavezzale Curia, diretor financeiro da instituição, a nomeação dos novos conselheiros “representa, antes de mais nada, a transparência da gestão, e servirá para que instituidores mais distantes de São Paulo participem de forma efetiva da administração”.

O número de participantes alcançado pela OABPrev no Ceará demonstra que a cultura previdenciária dissemina-se entre a classe. Mesmo nos estados onde o volume de adesões ainda não atingiu o mesmo patamar, o ritmo perene de crescimento revela certo grau de aculturamento dos advogados quanto à questão previdenciária. O fundo de previdência da advocacia conta hoje com 29.200 participantes, e patrimônio de R$ 232 milhões. Além de São Paulo e Ceará, compõem o plano as seccionais da OAB e as Caixas de Assistência de Advogados de Amazonas, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia.

Na foto, da esquerda para a direita: Alysson Queiroz, Luís Ricardo Martins, Marco A. Cavezzale, Vinícius Lima e Jarbas de Biagi