O percentual de candidatos aprovados no VIII Exame da Ordem Unificado, realizado no segundo semestre de 2012, foi de 21,13%, superior à média nacional. Os dados foram compilados pelo Conselho Federal da OAB e analisaram diferentes índices percentuais de aprovação. Além da quantidade total de candidatos inscritos para o exame, foram calculados os percentuais em relação aos candidatos presentes e aprovados tanto na primeira quanto na segunda fase da seleção.

O VIII Exame de Ordem Unificado registrou a inscrição de 2935 candidatos de 16 instituições de ensino superior no Ceará. Desse total, 2854 compareceram à primeira fase do exame. No entanto, apenas 1541 foram aprovados (53.99%). Na segunda fase do exame da OAB, 1524 candidatos compareceram à prova e apenas 603 foram aprovados, totalizando índice de aprovação de 21,13%.

Com relação ao ranking das instituições com maior índice percentual de aprovação, a primeira posição é ocupada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). De acordo com os dados, 61.17% dos bacharéis em Direito da UFC conseguiram aprovação no exame.

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, ocupou a segunda posição, com 32.1%. Dos 59 bacharéis em Direito graduados pela UVA presentes à segunda fase do certame, somente 26 conseguiram aprovação. E a Universidade Regional do Cariri (URCA), no Crato, foi a terceira colocada no ranking, aprovando 64 dos 133 bacharéis, representando 31.68%.

Os dados contemplam 16 instituições de ensino superior no Estado. Além das já mencionadas anteriormente, a classificação com base no índice percentual de aprovação contempla as seguintes instituições: Faculdade Luciano Feijão (FLJ), em Sobral (27.4%); Instituto Ceará de Ensino e Cultura (23.08%); Faculdade Integrada do Ceará (20.9%); Instituto Filosófico Teológico Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, em Quixadá, (20.75%); Faculdade 7 de Setembro (19.12%); Universidade de Fortaleza (18.9%); Faculdade Christus (17.27%); Faculdade Paraíso do Ceará, em Juazeiro do Norte (15.93%); Faculdade Cearense (13.33%); Instituto de Ensino Superior (13.04%); Faculdade Farias Brito (12.61%); Faculdade Nordeste (9.52%); e Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (8.62%).

A aprovação no exame da OAB é requisito necessário para a inscrição nos quadros da instituição como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.