A juíza Maria Gladys Lima Vieira foi empossada, nesta quinta-feira (14/03), como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A solenidade foi presidida pelo chefe do Judiciário estadual, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido.

Durante discurso, a magistrada defendeu mudança na postura dos aplicadores do Direito para fazer com que o acesso à Justiça chegue aos menos favorecidos. “O assunto tem sido ventilado diuturnamente e os juízes mostram-se empenhados nesta aproximação do Judiciário com a comunidade carente, em especial”.

De acordo com a desembargadora, a sociedade tem exigido maior integração. “Cobra-se uma posição mais informal do Poder Judiciário para que os menos esclarecidos possam usufruir seus direitos, deles tomar conhecimento e lutar por eles”.

Maria Gladys afirmou que muito foi feito para levar justiça às comunidades carentes. Como exemplo, citou os Juizados Especiais, as casas de mediação, os juizados itinerantes e as cartilhas divulgadas em todo o país. No entanto, destacou ser “necessária a criação de veículos próprios para levar aos menos favorecidos o conhecimento dos direitos que possuem e não sabem”.

 

PIONEIRISMO

A nova integrante do Tribunal atuou por 17 anos na 3ª Vara de Sucessões do Fórum Clóvis Beviláqua. “Foi o grande impulso de minha carreira”. Ela parabenizou os desembargadores Luiz Evaldo Gonçalves Leite, Francisco Gomes de Moura e Maria Nailde Pinheiro Nogueira, com quem divide o pioneirismo na criação das referidas varas.

 

AGRADECIMENTOS

A desembargadora agradeceu aos servidores, promotores de Justiça, advogados, defensores públicos, juízes, membros da “Comunidade Anuncia-me”, amigos e familiares. “Tive a felicidade de contar com excelentes colaboradores, capazes, esforçados e fiéis. A todos sou eternamente grata e guardo-os carinhosamente em meu coração”.