“Vamos agilizar a tramitação dos processos disciplinares”. A promessa é do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), José Damasceno Sampaio, no discurso de posse, na noite desta quarta-feira, 21. Na solenidade, ocorrida na Federação da Associação do Comércio do
Ceará (Facic), assegurou que vai reduzir para 90 dias o prazo final das sentenças.

Outra medida a ser adotada pelo TED, conforme Damasceno Sampaio, é de implantar em cada uma das 12 Subseções Comissão de Ética para instrução processual, tendo sempre um relator do Tribunal de Ética. As inovações foram aplaudidas pelos advogados e advogadas que lotaram o auditório Antônio Fiuza Pequeno, prestigiando a posse da diretoria e conselheiros do Tribunal.

Damasceno Sampaio foi empossado pelo presidente da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, e, em seguida, deu posse à sua diretoria, formada por Aldemir Pessoa Júnior (1º vice-presidente), Marcus Fernandes de Oliveira (2º vice-presidente), Humberto Lopes Tabosa (secretário geral), Adriano Josino da Costa secretário geral adjunto) e Francisco Agenor Andrade Júnior (diretor de instrução para o interior). Logo após, foram empossados os conselheiros.

Para os presentes, Valdetário Monteiro ressaltou o arrojado projeto da OAB-CE de capacitar 10 mil advogados e advogadas cearenses por meio de cursos presenciais e telepresenciais oferecidos pela Fundação Escola Superior de Advocacia (Fesac). O presidente da Secional justificou a iniciativa lembrando que a reciclagem permanente do profissional diminuirá o número de processos no TED. “As dificuldades são mais de conhecimento do que moral”, afirmou.

A diretoria da Secional participou da cerimônia. Além de Valdetário, compuseram a mesa solene o vice-presidente Ricardo Bacelar, o secretário geral Jardson Cruz, a secretária geral adjunta Roberta Vasques e o tesoureiro Marcelo Mota, além do tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Renan Viana; o presidente da Subseção de Limoeiro do Norte, Gleydson Ramon; o presidente da Facic, Francisco de Assis Barreto de Fiúsa; o presidente do Instituto Histórico do Ceará e da Academia Cearense de Letras, José Augusto Bezerra. Também estiveram presentes os conselheiros estaduais Pedro Bruno Amorim, Cícero Quezado e Moaceny Felix Filho.

Veja as fotos da posse.