A construção da sede da Subseção de Itapipoca é, no entender do presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, o resgate e valorização da advocacia da região. Com a promessa do prefeito do Município, Dagmauro Moreira, de doar terreno, o dirigente da Secional assumiu o compromisso de atender reivindicação da classe, durante solenidade de posse da diretoria da Subseção da entidade, na noite desta sexta-feira, 9, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Com a presença do secretário geral da Secional, Jardson Cruz, do presidente do Conselho Fiscal da Caixa de Assistência do Advogado (CAACE) e de dezenas de advogados e advogadas, Valdetário Monteiro empossou o reeleito Eurian Teixeira Assunção presidente da Subseção. Também foram empossados Albérico Teixeira de Matos (vice-presidente), Clara Silveira Fernandes (secretária geral), Heldenit Maria Carvalho de Farias Montenegro (secretária geral adjunta), Jonas Jorge de Sousa (tesoureiro) e os suplentes Marcos Fábio Pires Lima, Manoel Carneiro Filho, Manuel Sampaio Teixeira, José Djairo Dutra Cordeiro e Janaína Malveira Teixeira.
Visivelmente emocionado, Eurian Assunção agradeceu o apoio recebido do presidente da OAB-CE e pediu ajuda aos colegas advogados para a gestão que se inicia. “A OAB é de todos. Precisamos estar coesos para que possamos nos defender”.
No discurso político, o presidente da Subseção de Itapipoca fez críticas ao Judiciário, no que diz respeito a morosidade na prestação jurisdicional e  falta de juízes e servidores. “Precisamos combater a lentidão do Judiciário que ocorre pela ineficiência de pessoal”, afirmou. Na ocasião, pediu ao prefeito, presente a mesa de autoridades, a doação de terrenos para a construção da sede e outro para instalação de estacionamento próximo ao fórum.
As solicitações foram atendidas por Dagmauro Moreira, que ressaltou a importância da Ordem dos Advogados do Brasil para a sociedade. “Precisamos que a OAB funcione bem, pois ela faz a defesa da sociedade”.
A defesa das prerrogativas e a capacitação dos profissionais foram dois pontos principais do discurso de Valdetário Monteiro. O presidente da Secional foi enfático na defesa da formação do advogado. Na região de Itapipoca ela se dará por meio dos cursos telepresenciais oferecidos pela Fundação Escola Superior da Advocacia (Fesac). “Teremos uma bela sede para melhor servir aos advogados”, disse. Mais adiante observou que a sede da OAB é a casa da cidadania.