Falta de pessoal e de problemas de infraestrutura impossibilitam o andamento de inquéritos policiais – atualmente são cerca de 200 procedimentos policiais parados. É a realidade do 9º Distrito Policial, localizado na Praia do Futuro, segundo relato do delegado titular Raimundo Derval Costa aos membros da Comissão de Direito Penitenciário da OAB-CE, que realizaram vistoria naquela unidade,na tarde desta quarta-feira, 3.

Ao presidente da Comissão, Marcio Vitor Meyer de Albuquerque e aos advogados Paulo César Ferreira, Paulo Sérgio Ribeiro de Souza, Ana Karize Santos Vieira e Sabrina Barros, o delegado informou que a delegacia conta com apenas um carro gol, que ele não considera viatura, dois policias trabalhando na permanência em regime de plantão 24 horas, dois outros no expediente, três escrivãos e três terceirizados (dois atuando na área burocrática e um na limpeza). Com essa estrutura, afirma Raimundo Derval, o trabalho de investigação está comprometido.

“É grande a carga de procedimentos e não temos policial para fazer investigações”, afirmou o delegado titular, que assumiu o 9º DP em novembro do ano passado e, desde então, enfrentou duas fugas de presos e um resgate. A primeira ação, em janeiro deste ano, foram resgatados sete internos e recapturados quatro. No segundo, em 12 de fevereiro, seis detentos fugiram. Destes, três foram recapturados. Na terceira, na madrugada de 31 de março, fugiram dez presos. Nenhum deles voltou ao xadrez.

Segundo Raimundo Derval, a situação melhorou com o esvaziamento da carceragem no último dia 27. Todos os 27 presos foram transferidos para o presídio. A maioria deles é acusada de assalto e tráfico de drogas.

A Comissão de Direito Previdenciário está realizando vistoria nas delegacias e presídios. Já esteve no 15º e hoje no 9º. Novas visitas estão sendo agendadas. No fim deste mês, a Comissão apresentará ao Conselho Secional da OAB-CE relatório sobre as unidades prisionais, com sugestões para a sua melhoria.