O presidente da OAB Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, lamentou a morte do advogado, jurista, escritor e ex-ministro da Justiça, Saulo Ramos, falecido na noite de domingo (28), lembrando que seu livro “O código da vida”  inspira jovens bacharéis de todo o Brasil a seguirem a carreira da advocacia sempre com destemor e afinco para realizar a verdadeira Justiça.

Saulo Ramos vai ser enterrado no início da tarde desta segunda-feira (29) em Brodowski (SP) o corpo do jurista e e O jurista e escritor de 83 anos estava com problemas cardíacos e fazia hemodiálise regularmente – recentemente, ele havia sido internado.

No início da manhã de hoje, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado, lamentou a morte do jurista, afirmando que a advocacia brasileira está de luto. “Saulo Ramos foi um ícone, e continuará sendo, para uma geração de advogados, por seu trabalho e contribuição à Justiça, em especial na época da transição democrática, quando atuou no governo como consultor geral da República nos debates que antecederam à Constituinte”, afirmou Marcus Vinicius. “A Ordem dos Advogados do Brasil envia condolências aos seus familiares”.

Saulo Ramos foi um ícone, e continuará sendo, para uma geração de advogados, por seu trabalho e contribuição à Justiça, em especial na época da transição democrática, quando atuou no governo como consultor geral da República nos debates que antecederam à Constituinte”, afirmou Marcus Vinicius. “A Ordem dos Advogados do Brasil envia condolências aos seus familiares.”

O velório, que acontece desde a madrugada desta segunda-feira na Câmara Municipal de Brodowski – cidade natal de Ramos – deve contar com a presença de diversas autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário  O enterro está marcado para as 14h no Cemitério Municipal. As prefeituras de Brodowski e de Ribeirão Preto (SP) decretaram luto oficial de três dias após a morte.

Saulo Ramos foi um dos fundadores da Academia Ribeirão-pretana de Letras (ARL), da qual era membro honorário. A presidente da academia, Rosa Maria Britto Cosenza, classificou Ramos como ‘o maior representante da literatura em Ribeirão Preto e um dos maiores do Brasil’. “É uma perda irreparável. O doutor Saulo foi, com toda certeza, o maior literato de Ribeirão. Literariamente, foi um dos maiores contribuintes para a nossa academia, além de ser um ser humano grandioso também”, afirma Rosa.

O último trabalho de Ramos na ABL foi em 2012, quando ele escreveu o prefácio da antologia comemorativa pelos 65 anos de fundação da academia. O livro foi lançado em março de 2013. “Nós estamos muito tristes por essa perda e iremos sempre lembrar de Saulo Ramos como alguém que contribuiu imensamente para a literatura no país”, diz Rosa.

Além de jurista, Ramos foi escritor e professor nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Ele também fundou a Academia Santista de Letras. Em 2007, lançou o livro de memórias “O código da vida”, que conta sua trajetória de vida e fatos que marcaram a história do país a partir de um caso judicial.