A Diretoria da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil recebeu visita de cortesia do corregedor nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jeferson Coelho, e dos conselheiros Adilson Gurgel, Tito Amaral e Maria Ester Tavares, que estão participando de inspeções no MP do Ceará e nas unidades do Ministério Público da União no Estado: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Militar (MPM).  Durante o encontro, na tarde desta terça-feira, 16, o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, enfatizou a perfeita sintonia da relação da Secional com a Procuradoria Geral de Justiça no Estado e ressaltou a importância da interação entre as duas instituições.

A visita, que durou quase duas horas, foi marcada pela discussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que pretende tirar o poder de investigação criminar dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal. Os representantes do Ministério Público defenderam a regulamentação da resolução do CNMP que assegura aos promotores e procuradores de Justiça poder de investigar os crimes. “É bom que se regulamente. Nós, do Ministério Público, desejamos”, afirmou o conselheiro Tito Amaral.

Os conselheiros do CNMP foram recepcionados por toda a diretoria da OAB-CE. Além de Valdetário Monteiro, por Ricardo Bacelar (vice-presidente), Jardson Cruz (secretário-geral), Roberta Vasques (secretária-geral adjunta) e Marcelo Mota (tesoureiro). Também estiveram presentes o conselheiro da Secional e presidente da Comissão de Direito Penitenciário, Márcio Vitor Albuquerque, e o coordenador do Centro de Apoio e Defesa dos Advogados e da Advocacia (CADAA), José Navarro.

Durante a reunião, representantes do CNMP conversou com vários advogados sobre a atuação do Ministério Público no Ceará. Na ocasião, foram apresentadas sugestões, críticas, reclamações pontuais e elogios sobre a atuação de promotores de Justiça.

O corregedor nacional do Ministério Público disse que em todos os lugares que realiza inspeções e correições faz questão de visitar a OAB, por, segundo ele, ser a instituição o eco dos reclames da sociedade. “Aqui (OAB-CE), temos diálogo aberto, franco e muito produtivo”, afirmou Jeferson Coelho.