A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza, hoje (4), a partir das 19h, sessão solene em comemoração aos 80 anos da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE). A solenidade é marcada pela homenagem aos ex-presidentes da instituição e aos ex-presidentes da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE).

Os ex-presidentes da OAB-CE a serem homenageados são: Carlos Roberto Martins Rodrigues, Francisco Ernando Uchoa Lima, José Feliciano de Carvalho, José Cândido de Albuquerque, Raimundo Bezerra Falcão, Paulo Napoleão Gonçalves Quezado, Silvio Braz Peixoto da Silva, Hélio das Chagas Leitão Neto.

A Secional da OAB no Ceará surgiu com o objetivo de congregar e defender os advogados, mas também de lutar pelo Estado Democrático de Direito. A primeira assembléia para compor o quadro da OAB-CE foi realizada no dia 30 de março de 1933. Esta é a data considerada como a de efetiva instalação da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil.

Na época, Edgar de Arruda assumiu a presidência; Dolor Uchoa Barreira, vice-presidente; Francisco Sabóia, na primeira-secretaria; Clodoaldo Pinto, como segundo-secretário; e José Martins Rodrigues, responsável pela tesouraria.

Antes de realizar a primeira assembléia da OAB-CE, os advogados Edgar Cavalcante de Arruda, José Martins Rodrigues e Clodoaldo Pinto criaram a Comissão Provisória de instalação da OAB-CE durante reunião realizada no prédio da Praça do Ferreira, onde funcionava o Fórum de Fortaleza, conhecido como Solar do Pachecão. Os três advogados atendiam ofício do Instituto dos Advogados do Ceará para criar a Seccional do Ceará da Ordem dos Advogados, que, a essa altura, já existia em algumas capitais.