A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Ceará, foi contemplada nesta quinta-feira, 18, mais uma vez com o projeto Primeiros Passos.

O titular da STDS, Evandro Leitão, assinou convênio com 71 empresas e entidades públicas para inserção de 600 jovens no mercado de trabalho formal.

Na presença de empresários e representantes do Poder Judiciário, o secretário destacou a importância da parceria entre o governo do Estado e a iniciativa privada, no sentido de assegurar à juventude cearense oportunidades de capacitação e garantia do primeiro emprego.   “Esse projeto – o Primeiro Passo – foi conferido às minorias, aos jovens carentes, filhos das classes menos favorecidas de nossa sociedade, que precisam de nosso apoio, de nossa atenção”, destacou Evandro Leitão, ao agradecer o apoio da iniciativa privada.

Por meio da parceria da STDS com 71 empresas dos setores da indústria e do comércio, os jovens, estudantes da 3° série do ensino médio, estagiarão por seis meses, após o que poderão ser contratados formalmente.

Inclusão Social e Cidadã   “O Primeiro Passo é, de fato, uma política pública de inclusão social”, acrescentou o procurador de Justiça do Ceará, Alfredo Leonel Chaves, ao conhecer o funcionamento do projeto, que já capacitou cerca de 50 mil jovens, nos últimos quatro anos no Estado. “Esse programa tem contribuído bastante à evolução de nossos jovens, ao oportunizá-los o ingresso no mercado de trabalho”, acrescentou a defensora pública, Andréa Maria Alves Coelho, ao defender maior participação da iniciativa privada nas ações de capacitação e inserção dos jovens na sociedade.   Para empresários e representes do poder público que lotaram o auditório da STDS, na manhã de hoje, o secretário expôs as vertentes do Programa, que busca, por meio da formação profissional, promover a emancipação social e cidadã dos jovens cearenses.

Em 2012, 81.412 pessoas foram colocadas pelo governo do Estado no mercado formal de trabalho.