Na sessão ordinária do Conselho Secional, ontem, 25 de abril, a Comissão de Acesso à Justiça apresentou Moção de Repúdio contra a Justiça boliviana por entender que não está sendo aplicada a ampla defesa aos 12 torcedores corintianos presos em Oruro, na Bolívia, desde o dia 20 de fevereiro. Os brasileiros são acusados de autoria e cumplicidade no disparo de um sinalizador que matou o torcedor boliviano Kevin Espada, durante o jogo entre o Corinthians e o San José, pela Libertadores.

De acordo com a presidente da Comissão, conselheira Vera Bezerra de Menezes, os brasileiros assinaram termos em espanhol sem a devida tradução. “A ampla defesa não está sendo aplicada e sem o devido processo legal”, afirmou, conclamando pela efetividade de justiça sem morosidade, para que sejam processados os responsáveis e libertos os inocentes. “Um novo delito está sendo cometido, a prisão de brasileiro”.

Conselheiros se manifestaram favoráveis a Moção de Repúdio, considerando-a oportuna. Moaceny Felix Filho propôs que a OAB-CE solicite ao Conselho Federal da Ordem que provoque a Conte Internacional de Direitos Humanos no sentido de apurar as denúncias feitas de violação dos direitos dos acusados.

Já o conselheiro Jarbas Botelho criticou a postura do Ministério das Relações Exteriores do Brasil em não fazer a veemente defesa dos brasileiros. “O Brasil é o líder na América Latina, mas vem sendo tratado pela Argentina e Bolívia de forma humilhante. O Brasil vive de cabeça baixa e eu não entendo”.