Inaugurado na última quarta-feira, 3 de abril, o projeto social “Fábrica Escola – Teoria e Prática para a Vida” vai proporcionar uma nova oportunidade para os detentos do Estado do Ceará e, principalmente, às suas famílias. Isso porque o projeto tem o objetivo de ressocializar os presos a partir de cursos de educação básica e de geração de renda.

Neste sentido, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE) vai assinar, ainda este mês, um Termo de Compromisso com a Fábrica Escola para conceder apoio logístico para o desenvolvimento do projeto.

De acordo com o juiz de Direito da 3ª Vara de Execução Penal e Corregedor dos Presídios, César Belmino, os presos terão condições de participar de orientação educacional e também espiritual, revela. Em sua análise, Belmino afirmou que o projeto não pretende substituir as ações do poder público, mas acrescenta novos meios para evitar que a violência, em suas diferentes formas, seja constantemente reproduzida.

“A expectativa é de proporcionar uma melhor condição e vida aos detentos e às suas famílias. É importante investir na recuperação do preso, porque se trabalha, ao mesmo tempo, na questão da segurança”, diz o juiz.

O juiz César Belmino destaca que esta é também uma iniciativa privada, de conscientização da sociedade acerca da importância de se investir na socialização dos apenados. A intenção é que projetos semelhantes possam existir no Estado, uma vê que esta iniciativa é pioneira.

Estima-se que cada apenado permaneça por até 1 ano participando das atividades na Fábrica Escola. Lá, eles terão a oportunidade de recomeçar, junto com a família, uma nova vida. Por mais que o benefício seja direcionado às pessoas que infringiram as leis, os resultados trarão benefícios para outros setores da sociedade, a partir de uma mudança comportamental e de valores.

Na “Fábrica Escola”, os apenados terão acesso à educação básica formal, aulas de nutrição, empreendedorismo, artesanato. Além disso, serão realizadas orientações sobre a prevenção das drogas.

Foto: Presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade, ao lado do juiz da 3ª Vara de Execução Penal e Corregedor dos Presídios, César Belmino, e da juíza da 2ª Vara de Execução Penal, Luciana Teixeira.

Mais Informações:

“Fábrica Escola – Teoria e Prática para a vida”

Avenida Dom Manuel, 738