A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE) apoiará o novo projeto social criado pelo Instituto Maria da Penha (IMP) em parceria com a Associação de Parentes e Amigos de Vítimas da Violência (APAVV). O projeto, intitulado “Mais Paz”, terá uma vertente para ações pacificadoras nos estádios de futebol, bem como em ações conjuntas com torcidas organizadas, terminais de ônibus e motoristas.

Participaram da reunião de apresentação do projeto o vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar; a coordenadora de projetos do IMP, Conceição de Maria; a coordenadora administrativa do IMP, Claudia Fernandes; e a coordenadora da APAVV, Oneide Braga.

O apoio ao novo projeto social foi estabelecido na semana passada e é considerado uma forma de preparar a sociedade para os próximos jogos a serem realizados no Castelão – com destaque para a Copa das Confederações neste ano e a Copa do Mundo em 2014.

De acordo com o vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, o apoio institucional ao projeto é de extrema importância para a sociedade. “A violência das torcidas de futebol é questão relevante e passa pela atuação da OAB-CE visando a repressão da violência, formação do cidadão e formas pacíficas de convivência”, diz.

A coordenadora de projetos do Instituto Maria da Penha, Conceição de Maria, salientou que haverá outras vertentes do projeto “Mais Paz”. No entanto, neste primeiro momento, o foco será o enfrentamento à violência nos estádios. “Vamos utilizar o evento principal, como a Copa das Confederações, para sensibilizar a sociedade, mas as ações continuarão posteriormente”, diz.

Conceição também destaca que a violência está representada pela maneira que as pessoas fazem uso do bem público. Assim, a meta é também evitar que o patrimônio público seja depredado. A previsão é que as primeiras ações do projeto “Mais Paz” comecem a partir de junho.