O projeto viário de Fortaleza impossibilita a construção da nova sede da OAB-CE no prédio onde funcionam a Escola Superior de Advocacia do Ceará (Fesac), Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia (CADAA) e Memorial da Advocacia, situado na avenida Pontes Vieira, 2666. A Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil apresentou à  Secretaria  Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) projeto de viabilidade técnica do equipamento, mas foi comunicada, por meio de parecer, de que em torno de 85% do imóvel serão desapropriados para ampliação da malha viária.

Diante da impossibilidade de aproveitamento do prédio da Fesac, a diretoria da Ordem no Ceará e a Comissão para Acompanhamento das Obras da Nova Sede estão analisando terrenos localizados na Rogaciano Leite, Washington Soares e nas proximidades da Defensoria Pública. “Estamos buscando um local que seja acessível à advocacia e permita a construção de um equipamento que assegura conforto e segurança aos advogados e advogadas”, informa o presidente Valdetário Andrade Monteiro.

Com a nova sede da entidade serão unificadas as sedes da OAB-CE, Caixa de Assistência dos Advogados (CAACE) e Fesac para facilitar o acesso dos advogados e advogadas aos serviços ofertados, concentrando-os no mesmo espaço, evitando deslocamentos desnecessários e dispendiosos, ao mesmo tempo em que os recursos da Ordem serão otimizados, impactando na diminuição das despesas gerais. O Conselho Federal da Ordem já assegurou os recursos para a construção do equipamento.

Desde o início da atual gestão, a diretoria vem debatendo o projeto para a nova sede da entidade. Eles se reúnem com integrantes da Comissão, formada pelo secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz (presidente); tesoureiro da entidade Marcelo Mota (vice-presidente); secretario Pedro Bruno Vasconcelos; além dedo ex-presidente da Secional, Raimundo Bezerra Falcão, José Maria Rios e Carlo Rodrigo Mota da Costa.