O percentual de candidatos aprovados no IX Exame da Ordem Unificado, realizado no primeiro semestre deste ano, foi de 18,98%, superior à média nacional. Os dados foram compilados pelo Conselho Federal da OAB e analisaram diferentes índices percentuais de aprovação. Além da quantidade total de candidatos inscritos para o exame, foram calculados os percentuais em relação aos candidatos presentes e aprovados tanto na primeira quanto na segunda fase da seleção.

O IX Exame de Ordem Unificado registrou a inscrição de 3.229 candidatos de 17 instituições de ensino superior no Ceará. Comparado com a VIII edição do exame, eram 16 instituições de ensino. Desse total, 3.130 compareceram à primeira fase do exame. No entanto, apenas 816 foram aprovados (26,07%). Na segunda fase do exame da OAB, 796 candidatos compareceram à prova e apenas 594 foram aprovados, totalizando índice de aprovação de 19,98%.

Com relação ao ranking das instituições com maior índice percentual de aprovação, a Universidade Federal do Ceará (UFC) continua a ocupar o ranking de primeira colocada. De acordo com os dados, 63,79% dos bacharéis em Direito da UFC conseguiram aprovação no exame.

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, continuou a liderar a segunda posição, com 36,14%. E a Faculdade 7 de Setembro passou a liderar a terceira posição, com 30,92%.

Os dados contemplam 17 instituições de ensino superior no Estado. Além das já mencionadas anteriormente, a classificação com base no índice percentual de aprovação contempla as seguintes instituições: Universidade Regional do Cariri (24,28%), Faculdade Christus (18,71%), Universidade de Fortaleza (16,96%), Faculdade Cearense (15,91%), Faculdade Farias Brito (15,87%), Faculdade Luciano Feijão (FLJ), em Sobral (14,15%), Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (12,33%) e a Faculdade Integrada do Ceará (10,67%).

O Instituto Filosófico Teológico Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, em Quixadá, teve índice de aprovação de 10,42%, seguido pela Faculdade Nordeste (9,09%), Faculdade Paraíso do Ceará, em Juazeiro do Norte (8,49%), Instituto Ceará de Ensino e Cultura (8,33%), Instituto de Ensino Superior (6,38%) e pela unidade da URCA em Iguatu, que não teve nenhum candidato aprovado dos cinco inscritos para o exame.

A aprovação no exame da OAB é requisito necessário para a inscrição nos quadros da instituição como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.