Uma solenidade nesta quinta-feira (16), às 19h, no teatro Maria Sylvia Nunes, localizado no Boulevard das Feiras da Estação das Docas, em Belém (PA), marcará a abertura oficial do Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Na sexta-feira (17), a partir das 9h, o Colégio se reunirá no hotel Radison, na capital paraense. O evento será conduzido pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado, e pelo coordenador do Colégio de Presidentes, Luís Cláudio Chaves, e contará com a presença de toda a diretoria da OAB Nacional, além dos presidentes das 27 Seccionais dos estados e do Distrito Federal. Marcus Vinicius (foto) conduzirá o Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, em Belém.

Na pauta, está prevista a discussão sobre a criação das Procuradorias Regionais de Defesas das Prerrogativas, à exemplo da Procuradoria Nacional, instituída no âmbito do Conselho Federal; a concepção de mecanismos de intercâmbio entre os presidentes de Seccionais para a troca de experiências exitosas em defesa da advocacia; a Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários; e a proposta de reforma política, centrada no projeto de financiamento democrático das campanhas, que exclui as doações de pessoas jurídicas (empresas) do processo eleitoral; entre outros assuntos.

Encontro das ESAs

Concomitantemente ao Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, será realizado um encontro dos dirigentes das Escolas Superiores de Advocacia (ESAs) de todo o País, sob a coordenação da Escola Nacional da Advocacia (ENA), também em Belém.

Segundo o diretor-geral ENA, Henri Clay Santos Andrade, o objetivo é elaborar um plano de gestão integrada envolvendo todas as Escolas. Além disso, serão discutidas iniciativas para que as Escolas auxiliem na inclusão da advocacia no Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Fonte: OAB Nacional