Acontece, hoje e amanhã (16 e 17 de maio), o III Seminário Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Promovido pelo Centro de Ciências Jurídicas da Unifor, o evento que tem o objetivo de agregar juristas das áreas do ambiente, constitucional e internacional, além de fomentar a interdisciplinaridade da ciência do Direito.

A 3ª edição do evento contará com a presença de juristas internacionais e nacionais, como os professores doutores Jorge Miranda (Universidade Clássica de Lisboa), Wagner Menezes (USP), Sidney Guerra (UFRJ), Norma Sueli Padilha (Unisantos), Dulcilene Mapelli Rodrigues (Unisinos e Unicsul), Humberto Cunha e Martonio Mont’Alverne (Programa de Pós-Graduação da Unifor), Francisco Lisboa e Judicael Sudário (graduação em Direito da Unifor), Alessander Sales (Procuradoria da República), entre outros.

A coordenação está a cargo da professora Bleine Queiroz Caúla e conta com a colaboração dos professores Newton Albuquerque, Francisco Humberto Cunha, Bruna Souza, Valter Moura, Geovana Cartaxo, Francisco Lisboa, Dayse Braga e Carlos Eufrásio.

O seminário conta ainda com o apoio do Núcleo de Gestão e Estudos Ambientais (Nugea), do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor, e com a parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, da Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac) e da Procuradoria Geral da República.

Na ocasião, também será lançada a obra “Direitos Fundamentais: uma perspectiva de futuro”, com organização de Jorge Miranda e coordenação de Bleine Caúla, Bruna Souza Paula e Valter Moura do Carmo, pela Editora Atlas.

16/05/2013

Local: auditório da Biblioteca

18:00 – Abertura do III Diálogo Ambiental, Constitucional, Internacional

Profa. Bleine Queiroz Caúla – Coordenadora do evento

18:30 – Composição da Mesa dos Palestrantes

Presidente de Mesa: Francisco Humberto Cunha Filho (PPGD – UNIFOR)

Palestrantes:

Alessander Sales – Tema: A repartição de competências ambientais no Brasil e os desafios para a construção de um efetivo federalismo cooperativo.

Dulcilene Mapelli Rodrigues – Tema: Do direito social à moradia a um meio ambiente constitucionalmente assegurado: uma análise do risco urbano.

Francisco Lisboa Rodrigues – Tema: O Supremo Tribunal Federal e os Tratados Internacionais: Pode-se falar em caminho para a supraconstitucionalidade?

Judicael Sudário de Pinho – Tema: O Supremo Tribunal Federal e os Novos Direitos Fundamentais

Martonio Mont’Alverne Barreto Lima – Tema: Energia Nuclear: Meio Ambiente e Desenvolvimento

17/05/2013

Local: auditório da Biblioteca

18:00 – Composição da Mesa dos Dirigentes da Universidade de Fortaleza e do Presidente da OAB-CE

Prof. Randal Pompeu (VIREX)

Profa. Gina Pompeu (PPGD)

Prof. Sidney Guerra Reginaldo (CCJ)

Profa. Denise Almeida (Pesquisa e Pós-Graduação)

Valdetário Monteiro (Presidente da OAB Secção Ceará)

18:30 – Mesa dos palestrantes

Presidente de Mesa: Newton Albuquerque (PPGD – UNIFOR)

Mediadora: Professora Bleine Queiroz Caúla

Palestrantes:

Jorge Miranda (Universidade Clássica de Lisboa) – Tema: Direitos Fundamentais e Meio Ambiente

Norma Sueli Padilha – Tema: O meio ambiente na Constituição Federal de 1988 e a ordem de não retrocesso da proteção ambiental.

Sidney Cesar Silva Guerra – Tema: A proteção internacional do meio ambiente e os reflexos para a ordem constitucional brasileira

Wagner Menezes – Tema: Direito internacional do meio ambiente entre o internacionalismo e o universalismo: impacto sobre os sistemas normativos nacionais

20:30 – Lançamento do livro Direitos Fundamentais: uma perspectiva de futuro. Miranda, Jorge (Organizador); CAÚLA, Bleine Queiroz; PAULA, Bruna Souza; CARMO, Valter Moura do. (Coordenadores). Editora Atlas, 2013.

III Seminário Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional

Data: 16 e 17 de maio de 2013