Dezenas de advogados lotaram a sala do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE) na manhã desta segunda-feira (27) para acompanhar a sabatina dos candidatos ao Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

Em sessão extraordinária, o presidente da Secional cearense, Valdetário Andrade Andrade, agradeceu a participação dos quase quatro mil advogados que compareceram à consulta à classe na última sexta-feira, 24, e destacou a importância em promover a democracia junto à classe dos advogados.

A sabatina é transmitida ao vivo pelo site da OAB-CE e cada um dos 12 candidatos terá que responder a quatro perguntas. Para a sabatina, foram escolhidos, pelo Conselho Secional, os conselheiros Marcell Feitosa, Patrício Almeida, Karina Gaya, Xavier Torres e Jorge Ferraz.

De acordo com o sorteio, a ordem dos candidatos a serem sabatinados é: Moaceny Félix, Nogueira Bezerra, Cid Marconi, Waldir Xavier, Flávio Jacinto, Paulo Airton Albuquerque, Armando Costa, Josué Lima, Gina Pompeu, Moacir Albuquerque, Leandro Vasques e Virgílio Maia.

Com a sabatina realizada hoje, a OAB-CE terá definido a lista sêxtupla que será enviada, posteriormente, ao TJCE. No Tribunal de Justiça, os desembargadores ficarão responsáveis de definir a lista contendo o nome dos três candidatos ao governador do Estado, Cid Gomes, para que seja definido, o novo desembargador do Ceará.

Além da diretoria da OAB-CE, estão presentes também à sabatina quatro ex-presidentes da Secional cearense e membros natos vitalícios, Roberto Martins Filho, Feliciano de Carvalho, Armando Falcão e Eernando Uchoa Lima.