Identificar as principais demandas e procedimentos administrativos nas agências do INSS em todo o Estado do Ceará foi uma das soluções obtidas durante encontro promovido pela Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE) e os gerentes das agências do INSS de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.

O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (17) e contou com a presença do tesoureiro da OAB-CE, Marcelo Mota, representando a diretoria da instituição; a presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Regina Jansen; os membros da comissão Daniel Lage, Vinícius Lima, Gláucia Militão e Natália Ramos, e os gerentes das agências do INSS de Juazeiro do Norte, Maria Lucrécia Callou; de Fortaleza, Julio César Sousa; de Sobral, Francisco Andrey de Almeida, e o representante da gerência executiva do INSS de Fortaleza, Paulo Bacelar.

De acordo com Marcelo Mota, o momento é oportuno para estabelecer uma parceria entre as duas instituições e buscar soluções para uma melhor atuação dos profissionais do Direito nas agências do INSS.

Para a presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Regina Jangen, a reunião teve um saldo positivo, visto que foram determinadas inúmeras ações. Dentre elas, destacam-se o estudo para identificar as principais demandas e procedimentos com o objetivo de buscar um atendimento diferenciado aos advogados, capacitação dos advogados diante dos diversos serviços que podem ser realizados nas agências do INSS.

Além disso, será priorizada a defesa das prerrogativas dos advogados, a melhoria do atendimento dos advogados nas agências como plano de ação do INSS, maior aproximação das 12 subsecionais da OAB e criação de mecanismos para que o INSS denuncie à presidência da OAB-CE condutas de advogados que estejam ferindo o estatuto da Ordem. A próxima reunião ficou agendada para o próximo dia 21 de junho.