O assassinato do jovem cearense José Fernandes Castelo, de 19 anos, natural de Tauá, ocorrido na noite de 13 de abril em Mossoró, será o principal ponto da agenda na primeira reunião da Comissão de Direitos Humanos da OAB Subseção Mossoró. A reunião acontece hoje, às 17h, na sede da instituição. José Fernandes foi morto numa perseguição policial após ter furado e fugido de uma blitz policial.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Subsecional da OAB em Mossoró, Osivaldo Sá Leitão, esteve reunido com os pais da vítima para tratar do assunto. Na ocasião, a família outorgou procurações concedendo poderes para que a Comissão de Direitos Humanos subsecional da OAB de Mossoró acompanhe o caso.

A secional cearense da OAB oficiou à subseção da instituição em Mossoró para acompanhar as investigações, indicando o conselheiro estadual Eduardo Castelo como representante. Na reunião de hoje, Eduardo Castelo estará presente junto com os pais da vítima, Tyrone Castelo e Socorro Noronha.

Entenda o caso:

José Fernandes Castelo foi residir, no início deste ano, no Rio Grande do Norte para estudar Engenharia Civil. No dia da blitz, ele dirigia um Honda Civic preto, quando teve parada solicitada pelo Departamento de Trânsito Estadual.

No entanto, José Fernandes não obedeceu à polícia e fugiu da blitz, conforme relatou o delegado Teixeira Júnior, da Delegacia de Homicídios de Mossoró. Viaturas da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Militar perseguiram o carro do jovem.

A polícia disparou vários tiros contra o carro do jovem, tendo um dos tiros atingido José Fernandes. Mesmo baleado, o garoto abriu a porta do carro, saiu cambaleando, e foi socorrido por uma caminhonete da polícia civil que passava pelo local. O cearense foi levado ao Hospital Regional Tarcisio Maia, mas não resistiu.