A lista sêxtupla com os candidatos postulantes à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), a partir do critério do Quinto Constitucional, foi definida em sessão extraordinária na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), ontem. Os 12 nomes escolhidos após a votação dos advogados na sexta-feira, 24, passaram por uma sabatina realizada por cinco membros do Pleno Conselho Seccional da Ordem, definidos previamente para atuar nesse processo.

Os candidatos tiveram três minutos de apresentação, depois tiveram de responder a quatro perguntas cada. Após cerca de seis horas do início da sessão, o Conselho da OAB-CE definiu os candidatos (por ordem decrescente de votos): Cid Marconi, Leandro Vasques, Virgílio Maia, Gina Pompeu, Paulo Airton Albuquerque e Armando Costa. (veja quadro ao lado)

A lista sêxtupla é enviada, então, para o TJ-CE para serem escolhidos três candidatos. Após a definição, o governador do Estado, Cid Gomes (PSB), será o responsável pela escolha do novo desembargador. Não há data para a escolha dos três nomes pelo TJ-CE, nem para a decisão do governador.

Elogios

O advogado Harley Ximenes, que já participou de votação semelhante como conselheiro e como postulante de uma vaga, elogiou a sabatina e o potencial dos candidatos. “O nível das perguntas foi muito bom. Algumas em nível acadêmico, outras no nível do dia a dia. A maioria dos candidatos se saiu bem, com respostas claras e objetivas”, afirma.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, destacou a necessidade do candidato à vaga de desembargador conhecer o trabalho diário de um advogado. “As decisões são sempre em colegiado. Nesse coletivo é importante ter a vivência da advocacia”, afirma. Ele ressaltou também a boa participação dos companheiros de classe durante a votação na primeira fase, que definiu os 12 nomes, na sexta-feira, 24, quando 3.802 advogados foram às urnas.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A eleição do Quinto Constitucional determina que um em cada cinco desembargadores dos tribunais de Justiça seja oriundo de fora da magistratura, com escolha feita em quatro etapas

Quem segue na disputa

Cid Marconi (36 votos). Juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) e mestre em Direito Constitucional. Foi vereador.

Leandro Vasques (31 votos). Advogado criminal, membro do Conselho de Segurança e do Conselho Penitenciário.

Virgílio Maia (31 votos). Poeta, vice-presidente da Academia Cearense de Letras. Foi advogado da antiga Fundação Estadual Bem Estar no Menor (Febemce).

Gina Pompeu (28 votos). Consultora da Assembleia Legislativa, coordena curso de pós-graduação na Universidade de Fortaleza (Unifor).

Paulo Airton Albuquerque (26 votos). Vice-presidente do Instituto de Registro Imobiliário, conclui sua 3ª pós-graduação.

Armando Costa Jr. (23 votos). Professor universitário, mestre em Direito Constitucional.

A advogada Gina Pompeu é a única mulher a participar do processo.

Durante discurso, os 12 candidatos deram ênfase à experiência profissional e acadêmica.

Essa é a primeira vez que a sabatina acontece apenas dois dias depois da votação geral.
Valdetário Monteiro, presidente da OAB-CE, destacou as mudanças para garantir a transparência do processo.

Fonte. Jornal O POVO