Acadêmicos de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão criando empresa Júnior de Direito (Ejudi), que visa aliar o direito e o gerenciamento, fomentando a advocacia. Sem fins econômicos e voltada para a formação acadêmica, científica e para a prática jurídica, a empresa vai funcionar em uma sala da Faculdade e conta com sete professores orientadores de diversas áreas do Direito.

De acordo com o presidente da organização, Lucas Barreto, o projeto tem o objetivo de preparar futuros advogados e advogadas para o mercado de trabalho, incentivando a produção de artigos, realização de palestras, cursos. A atuação dos acadêmicos na empresa servirá como estágio. Jader Figueiredo, diretor de Relações Institucionais da Ejudi, complementa que ela tem caráter consultivo, preventivo e atua no âmbito administrativo. “A Empresa Júnior de Direito não confronta com a advocacia”.

A Ejudi, portanto, tem por finalidade proporcionar a seus membros efetivos as condições necessárias à aplicação prática de seus conhecimentos teóricos relativos à sua área de formação profissional.  A Empresa Júnior também incentivará a capacidade empreendedora do aluno, proporcionando uma experiência profissional no âmbito acadêmico.

Segundo Lucas Barreto, a Ejudi está com diretoria composta e já tem Código de Ética, que define os valores, princípios e padrões éticos que nortearão o comportamento de todos os integrantes da organização. A ação de todos os membros, sem exceção, será pautada segundo o Código, o qual se apresenta com o compromisso de fazer valer estes princípios em práticas concretas cotidianas de cada integrante.