A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (2), a quinta sala do advogado. A sala localiza-se no Fórum da Comarca de Pindoretama e faz homenagem à Maria Esther Gondim Guimarães, filha da advogada Regina Gondim e do advogado Teodorico Guimarães.

A solenidade de inauguração da sala contou com a presença do vice-presidente da instituição, Ricardo Bacelar; do conselheiro estadual Kleber Franco; do conselheiro fiscal da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Antônio Rebouças; do presidente da Subseção Região Metropolitana da OAB-CE, Raphael Pessoa Mota; da juíza titular do Fórum da Comarca de Pindoretama, Ricci Lôbo de Figueiredo Filgueira; e dos advogados Percival Palmeira e Luzirene Gonçalves.

Em seu discurso, Ricardo Bacelar destacou que a nova sala da OAB-CE é uma resposta às demandas trabalhistas dos profissionais do Direito nesta cidade. “É a responsabilidade da atual gestão da OAB-CE estabelecer laços mais estreitos com as comarcas do Interior do Estado”, disse.

A juíza titular do Fórum da Comarca de Pindoretama, Ricci Lôbo, informou que sem a atuação da secional cearense da OAB não é possível realizar os trabalhos. “Nossa intenção é cumprir o exigido, estabelecendo metas e as atingindo. Esta sala deixa os profissionais cheios de esperança porque simboliza a presença da OAB-CE, sempre disponível a ajudar”, destaca.

A advogada Regina Gondim agradeceu a OAB-CE por ter homenageado a sala com o nome de sua filha, Maria Esther Guimarães. Emocionada, Regina lembrou da filha e disse que a OAB-CE, principalmente a CAACE, tiveram uma importante contribuição no momento em que Regina precisou abdicar da profissão de advogada para cuidar da saúde de sua filha.

O presidente da Subseção Região Metropolitana da OAB-CE, Raphael Pessoa Mota, disse que o sentimento criado com a inauguração das salas institucionais é de integração entre a OAB-CE e os profissionais do Interior.

De acordo com os advogados Percival Palmeira e Luzirene Gonçalves, o processo de estruturação da sala no Fórum da Comarca de Pindoretama só foi possível porque houve um trabalhado conjunto com os funcionários da OAB-CE. “É um sinal de que a OAB-CE está presente e junto conosco”, disse Luzirene.

A sala do advogado em Pindoretama é a quinta a ser inaugurada este ano pela atual gestão da OAB-CE. Amanhã (3 de maio), serão inauguradas mais duas salas: uma em Redenção e outra em Baturité.