Seis conselheiros suplentes estão participando da sessão extraordinária do Conselho Secional da OAB-CE, onde estão sendo sabatinando os 12 candidatos ao Quinto Constitucional para o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e será eleita a lista sêxtupla a ser enviada ao TJCE. Eles substituem conselheiros titulares impedidos de participar da eleição por terem parentes concorrendo ao cargo de desembargador e alguns ausentes.

Luiz Itamar Pessoa substitui a secretária geral adjunta Roberta Vasques; Jarbas Botelho ocupa o lugar de Paulo Aragão; Vera Bezerra de Menezes no lugar de Layza Albuquerque; Carlos Alberto Bandeira substitui Moaceny Felix Filho; João Batista de Lima está no lugar de Márcio Vitor Albuquerque; e Tácido Cavalcante ocupa o lugar de Matias Coelho.

A sessão está sendo transmitida, ao vivo, pelo site da OAB-CE, desde as 9 horas. Os 12 candidatos tiveram cada um, três minutos de apresentação. Em seguida, o advogado Xavier Torres, representando a comissão de sabatinadores, saudou os postulantes e ressaltou a importância do certame. Na oportunidade, cobrou compromisso do futuro desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará com a celeridade processual, com o sistema de virtualização, bem como a acessibilidade e combate aos honorários aviltantes.

A Comissão de sabatinadores é formada pelos conselheiros Patrício Almeida (presidente), Marcell Feitosa, Karina Gaya, Xavier Torres e Jorge Ferraz. Cada um dos 12 candidatos está respondendo a quatro perguntas, das quais duas são sorteadas e outras duas feitas pelos próprios sabatinadores.

Estão disputando a lista sêxtupla, os candidatos Gina Pompeu, Paulo Airton Albuquerque, Cid Marconi, Leandro Vasques, Virgílio Maia, Flávio Jacinto, Nogueira Bezerra, Armando Costa Jr., Moacir Albuquerque, Waldir Xavier, Josué Lima e Moaceny Felix. Os 12 foram eleitos na consulta à classe na última sexta-feira, 24.