O papel da OAB-CE nas últimas oito décadas em defesa dos direitos democráticos e da sociedade cearense foi ressaltado pelo presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, na noite desta quarta-feira, 22, em Aracati. Palestrante da I Jornada de Direito da Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ), destacou as lutas da entidade por uma justiça mais célere e pela melhor prestação jurisdicional.

Aos estudantes de Direito, Valdetário Monteiro destacou os desafios, as conquistas e os projetos da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil. E citou as diversas ações desenvolvidas pela entidade nos últimos três anos e cinco meses. Além da inauguração de 100 salas de apoio ao advogado, neste período, enfrentou a morosidade no Judiciário, em especial na Justiça Estadual, cobrando do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará a realização de concursos e contratação de juízes e servidores para as comarcas do Interior. Denunciou essa situação e a demorada reforma no prédio do Fórum Clóvis Beviláqua ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A OAB-CE realizou campanhas em prol da advocacia, dentre elas “Advogado não tira dúvidas, consulta”

A I Jornada de Direito é uma iniciativa da Faculdade Vale do Jaguaribe e foi organizado pelo coordenador do curso de Direito, o professor e advogado Jorge Ferraz Neto.

Além da palestra de Valdetário Monteiro, participou a juíza da 1ª Vara da Comarca de Aracati, Ana Celina Monte Studart, proferindo palestra sobre violência doméstica e a lei Maria da Penha. O juiz presidente da 5ª Turma do Colégio Recursal da Comarca de Jundiaí (SP), Vilson Rodrigues Alves, foi convidado para ministrar a palestra sobre “Responsabilidade Civil dos Médicos”; e o ex-procurador Federal da União, Milton Gomes Monteiro, para a palestra sobre “A Importância Econômica da Marca para a Empresa”.