Com o tema “Drogas, essa causa também é nossa”, advogados, sociedade civil e diversos profissionais estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (20) no auditório da Fesac, para abordar os mecanismos de prevenção do uso de drogas no Estado do Ceará.

O evento foi promovido pela Comissão de Políticas Públicas Sobre Drogas da OAB-CE. De acordo com o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE), Ricardo Bacelar, este é um momento importante para a instituição porque discutir o problema das drogas no Estado do Ceará representa um passo para a elaboração de uma política pública.

“A questão é transversal e multidisciplinar e espero que haja algum documento a partir desta audiência pública em que foquem outras ações a serem discutidas posteriormente”, diz o vice-presidente.

Para ele, todos os cidadãos têm o direito de uma moradia digna, saúde de qualidade, educação pública de qualidade e quando estes direitos são negados tendem a marginalizar ainda mais àqueles que se encontram sem condições se suprir esta demanda.

Segundo a presidente da Comissão de Políticas Públicas Sobre Drogas da OAB-CE, Rossana Brasil, o aspecto mais importante a ser debatido na audiência pública é a prevenção.

De acordo com a secretária da Comissão, Mônica Holanda, este é um trabalho contínuo e que deverá contar com o apoio de diversas outras instituições para que os resultados das ações sejam bastante positivos e satisfatórios. “Vamos continuar com os trabalhos em campo, distribuindo as cartilhas sobre a prevenção das drogas”, diz.

Na audiência da tarde desta quinta-feira, estiveram presentes Iran Ribeiro, abordando o tema “Codependência”.  Além disso, o juiz Manuel Clistenes e Luiz Favaron, do Crema, promoveram uma mesa redonda para apontar causas e consequências do consumo de drogas. Na ocasião, o evento também promoveu o lançamento da 2ª edição do livro “Droga: internar não é prender”, do psicólogo Odailson da Silva.