Orientar turistas durante a Copa das Confederações é um dos principais objetivos traçados pela Comissão de Direito Internacional da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE). Um contêiner, localizado na Avenida Beira Mar, está a promover um diálogo mais próximo entre a instituição e os turistas que visitam a cidade e possam precisar de orientações judiciais sobre qualquer problema que surja durante a estadia.

De acordo com o presidente da Comissão, Edson Portela, a idéia surgiu de forma muito rápida. “Logo se pensou e tivemos o apoio da Secretaria Especial da Copa (Secopa) para viabilizar o espaço tanto físico quanto no guia do turista”. Edson Portela afirma que a Comissão de Direito Internacional da OAB-CE produziu um informativo em três idiomas (português, inglês e espanhol).

A orientação consiste basicamente em conceder informações aos turistas sobre procedimentos quanto à perda ou extravio de documentos, endereços de consulados, orientações sobre prolongamento da estadia e visto de autorização.

Para Valdetário Monteiro, este é um primeiro momento para estreitar os laços entre a instituição e a Secopa. Seguindo o modelo desta parceria, o presidente da OAB-CE sugere que o mesmo seja planejado para a Copa do Mundo de 2014, com o objetivo de atender não só aos turistas, mas também aos advogados que chegarem aqui para assistir aos jogos.